Exame tem mais de 8,4 milhões de inscritos; taxa deve ser paga até esta quarta-feira - MEC Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Enem

Exame tem mais de 8,4 milhões de inscritos; taxa deve ser paga até esta quarta-feira

  • Terça-feira, 09 de junho de 2015, 16h55

Ao lado do secretário-executivo, Luiz Cláudio Costa, e do presidente do Inep, Chico Soares, o ministro Renato Janine analisou os números do Enem (Foto: Mariana Leal/MEC)O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 registrou 8.478.096 milhões de inscritos. O prazo terminou às 23h59 da última sexta-feira, 5, e o prazo para pagamento da taxa de inscrição termina nesta quarta, 10. Na edição anterior, o número de inscritos nessa etapa foi de 9.490.952. Após a confirmação de pagamento da taxa de inscrição, o total ficou em 8.722.356 pessoas.

Os números relativos ao período de inscrição para o Enem foram apresentados pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, pelo secretário-executivo do ministério, Luiz Cláudio Costa, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 9.

De acordo com as normas do exame, a inscrição para os candidatos não isentos será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 63. Esse pagamento deve ser feito nas agências do Banco do Brasil ou dos Correios (Banco Postal) até esta quarta-feira, 10. Pela internet, o prazo para pagamento vai até às 21h59 (horário de Brasília). O candidato deve estar atento ao horário, pois operações bancárias processadas após as 21h59 são consideradas como fora do prazo. Portanto, caso isso ocorra, a inscrição não será homologada.

Mudanças — Este ano, os candidatos isentos da taxa de inscrição que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o direito à isenção na edição do exame de 2016. O objetivo da mudança no critério é diminuir o índice de abstenções e evitar desperdício de recursos públicos.

O cartão de confirmação do Enem 2015 será digital, com acesso na página do participante, no sistema de inscrição do exame pela internet. Diferente das edições anteriores, esse comprovante não será enviado pelos Correios.

Provas — As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro próximo, em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (de Brasília). A diferença em relação aos exames anteriores é o horário de início das provas, às 13h30. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no sábado e cinco horas e meia no domingo.

Sisu — A nota obtida pelo estudante no Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que oferece vagas em 115 instituições públicas, e também do Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.

O Enem é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Assessoria de Comunicação Social

Confira a apresentação do ministro durante a entrevista

Leia também:
MEC oferecerá atendimento especial para 153 mil inscritos

Assunto(s): educação superior , Enem
X
Fim do conteúdo da página