Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro assina resolução que incrementa o uso de recursos de emendas parlamentares
Início do conteúdo da página
Notícias

Reforma universitária vai a debate em São Paulo

  • Terça-feira, 05 de abril de 2005, 11h50


Aprofundar o debate sobre a reforma da educação superior, enriquecer a experiência brasileira sobre avaliação e buscar cooperação internacional são os objetivos do seminário internacional Reforma e Avaliação da Educação Superior: Tendências na Europa e na América Latina. O encontro será promovido pelo Ministério da Educação no Grand Hotel Ca d Oro, em São Paulo, de 25 a 27 deste mês.

A abertura do seminário caberá ao ministro da Educação, Tarso Genro. Serão convidados especiais os ministros da Educação da Argentina, Daniel Filmus, e do Uruguai, Jorge Brovetto. Comporão as mesas, que terão sete painéis e duas conferências, autoridades e educadores do Brasil, Argentina, México, Bélgica, França, Portugal e Espanha.

De acordo com o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Hélgio Trindade, o seminário é dirigido a autoridades, gestores institucionais, profissionais da educação superior, pesquisadores e representantes da sociedade civil diretamente envolvidos na elaboração do anteprojeto de lei sobre a reforma da educação superior e no desenvolvimento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Debates - O seminário estará dividido nos módulos Reforma da Educação Superior e Avaliação. A reforma será tratada nas conferências A Construção Participativa do Anteprojeto da Reforma da Educação Superior no Brasil e Reformas na União Européia: Concepção e Impacto sobre os Sistemas Nacionais. Será abordada, também, nos painéis Desafios da Reforma da Educação Superior no Brasil: Acesso, Expansão e Relações Público-Privadas e Reformas na União Européia e sua Implementação: Balanço e Perspectivas. No segundo módulo, a avaliação será apresentada e debatida na conferência Avaliação da Qualidade no Contexto Internacional e em cinco painéis.

Organizado pela Conaes, o seminário tem o apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Ionice Lorenzoni

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página