Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC lança programa para aumentar a 
autonomia financeira de universidades e institutos
Início do conteúdo da página
Notícias

Enem é a porta de entrada para a graduação de professores da rede pública

  • Terça-feira, 05 de abril de 2005, 14h10

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para os professores não-graduados que desejam concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Por ser um grande programa de inclusão educacional, o ProUni facilita o cumprimento de uma das metas do Ministério da Educação, que é a formação em nível superior para todos os professores da educação básica.

Na primeira edição do programa foram oferecidas 29.535 bolsas para os cursos de licenciatura e pedagogia. As inscrições do Enem para quem já terminou o ensino médio ocorrem entre os dias 25 de abril e 6 de maio.

Conforme o Plano Nacional de Educação, os sistemas de ensino e seus órgãos normativos deverão estimular e perseguir a causa da qualidade na educação, o que implica em buscar e oferecer oportunidades de formação aos professores, inclusive com os recursos da educação a distância.

Dados - Conforme pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atualmente o Brasil possui 835 mil professores atuando na 5ª a 8ª séries, sendo que 618 mil têm formação adequada (licenciatura completa) e 217 mil não têm licenciatura. São 822 mil professores de 1ª a 4ª séries. Desses, 491 mil não têm licenciatura e 301,4 mil possuem formação adequada (licenciatura completa). No ensino médio são 498 mil professores. Cerca de 80.446 não têm licenciatura e 417 mil têm formação adequada (licenciatura completa).

Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página