Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inscrições de projetos para combate às epidemias terminam nesta sexta-feira, 15
Início do conteúdo da página
Notícias

Região Norte discute formação de Educação Básica

  • Quinta-feira, 07 de abril de 2005, 10h18

Prefeitos e secretários municipais de Educação do Amazonas e secretários estaduais de Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Acre, Amapá e Amazonas participam, entre os dias 27, 28 e 29 deste mês, em Manaus (AM), do Seminário Regional de Formação Continuada. A promoção é do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e ligado à Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, programa do Ministério da Educação.

O seminário será aberto no dia 27, às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, com o objetivo de consolidar o diagnóstico e demanda de formação continuada de professores. Será uma chance para as prefeituras fazerem parcerias com o Cefort/AM que desenvolve tecnologias e prestação de serviços para a rede pública.

Segundo o coordenador do Centro, Luiz Carlos Cerquinho de Brito, a instituição produz material para formar professores da Rede Nacional de Formação Continuada. Dentre eles, um fascículo sobre Sociedade, Educação e Formação da Criança, a partir de um olhar indisciplinar das ciências humanas; conteúdos e orientação metodológica ao professor do ensino fundamental; e três vídeos (Escola, Contexto e Formação da Criança); além do vídeo Mídias na Educação a Distância, que é a proposta do Cefort.

Internet - O Cefort está montando uma plataforma na web, onde os professores poderão obter formação a distância e fazer trabalhos pedagógicos. A plataforma terá serviços como fórum, e-mail e site. "Em maio, começaremos os cursos e o cronograma será aprovado no seminário", diz Cerquinho. Segundo ele, a Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é uma iniciativa para integrar diversos públicos, como a universidade com o cotidiano do ensino básico.

"A Rede favorece as pesquisas, tecnologias e alternativas para a melhoria do sistema público. Ligada à Secretaria de Educação Básica do MEC, e tem potencial, com projetos pedagógicos". No Amazonas, com 62 municípios, poderão se beneficiar da formação do Cefort 20 mil professores do ensino básico, além dos professores da rede pública desse nível de toda a região Norte. Informações; telefone: (92) 647-4399 ou na página eletrônica, link "educação fundamental" e "Rede Nacional de Formação Continuada".

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página