Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Curso de formação de professores em aldeia do Ceará

  • Quinta-feira, 07 de abril de 2005, 13h16

O trabalho da Rede Nacional de Professores de Educação Básica, programa do Ministério da Educação, chega neste sábado, 9, à aldeia indígena de Capuã, no município de Caucaia, a 30 km de Fortaleza (CE). Cerca de 30 professores e universitários de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC) vão ministrar um dia de estudos para professores de educação fundamental da escola municipal da aldeia. A equipe apresentará filmes e fotografias, além de materiais de geografia, como trilhas e mapas, para ajudar a reconstituir a memória do lugar.

A UFC é uma das universidades selecionadas pelo MEC para trabalhar na Rede, constituída por 19 centros de pesquisa. Desde outubro, integrantes do centro, denominado Núcleo de Humanas, trabalham em um projeto-piloto e presencial sobre humanidades, com professores de escola públicas. O projeto é dividido em quatro grupos: professores de escolas indígenas; da área rural, assentamentos e agricultura familiar; de regiões periféricas; e populações ribeirinhas. A intenção é formar 80 professores, principalmente nas áreas de geografia, história, ciências sociais e filosofia.

Com base na experiência-piloto, que termina este mês, o Núcleo de Humanas da UFC está confeccionando materiais para subsidiar cursos a distância para professores da educação fundamental da rede pública. Um livro de filosofia para criança, CDs e um portal sobre humanidades são alguns desses materiais que, inclusive, devem ser apresentados ainda este mês à Secretaria de Educação Básica do MEC.

Seminário - O Núcleo de Humanas, ligado ao Instituto UFC Virtual, realizou, em março, o seminário Humanidades é Preciso, que reuniu 300 pessoas, entre técnicos das secretarias de educação e universitários, para debater a Rede Nacional de Professores de Educação Básica. "Foi uma excelente discussão", avalia a coordenadora do Núcleo de Humanas da UFC, Maria Neyara de Oliveira Araújo. O sociólogo Francisco de Oliveira, professor da Universidade de São Paulo (USP), fez palestra sobre Educação, Sociedade e Economia: Desafios para a Humanidade.

Na opinião de Neyara, a Rede é importante para ajudar a construir políticas públicas de formação continuada para os professores de escolas públicas de ensino fundamental do Brasil. Ela lembra que o trabalho do Núcleo está sendo construído dentro de uma realidade social de uma região carente e, portanto, possui muita densidade. Mais informações pelos telefones (85) 8843-7007, 3288-9509 e 8819-0954.

Susan Faria

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página