Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Piso salarial dos professores passará a valer R$ 2.135,64
Início do conteúdo da página
Notícias

UnB participa da Rede Nacional de Professores do MEC

  • Sexta-feira, 08 de abril de 2005, 11h02

A Universidade de Brasília (UnB) vai formar cerca de 300 professores-tutores de educação fundamental na área de alfabetização e linguagem, entre maio e agosto. A iniciativa faz parte das ações da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, programa da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) em parceria com as secretarias municipais e estaduais de Educação. O curso de tutores, a ser oferecido pelo Centro de Formação Continuada de Professores (Ceform) da UnB, semipresencial e a distância, dará suporte a outros cursos, a partir de setembro, para docentes da rede pública do DF, Tocantins e Goiás. Eles serão indicados pelas secretarias de Educação dessas três unidades da Federação.

Para montar os cursos, o Ceform está concluindo 15 fascículos impressos, cinco vídeos e vários CD-Roms que ajudarão os professores na aprendizagem, sobretudo a distância. O material será entregue à SEB/MEC para aprovação. O Centro, que funciona no prédio Anísio Teixeira, sala 141, Campus da UnB, está construindo o portal www.ceform.unb.br para também auxiliar na formação dos professores.

Para Hélene Leblan, coordenadora do Ceform, "a Rede é importante para a universidade e o sistema de ensino. Ela fará diferença na dinâmica da formação dos alunos e professores e eficiência do sistema". Para agilizar o trabalho, o Ceform realizará o Seminário Universidade e Sistema de Ensino, de 9 a 13 de maio, no Auditório Dois Candangos (UnB), com secretarias de Educação, professores da rede pública e da universidade e universitários.

Rede - Para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos, o professor deve participar de processos de formação. Foi por isso que o MEC criou a o programa e selecionou universidades públicas e comunitárias para promover a excelência na formação de professores.

Esses parceiros constituíram 19 Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação, responsáveis por parte do desenvolvimento e oferta de programas de formação continuada de professores e implantação de novas tecnologias de ensino e gestão. Todos os profissionais da educação fazem parte desse projeto: professores, diretores, secretários estaduais e municipais de educação. Mais informações pelos telefones (61) 307-3627 ou 307-3027, no Ceform; e (61) 2104-8672, na SEB/MEC.

 

Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página