Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Enem terá banco de dados para consulta de empresas

  • Segunda-feira, 11 de abril de 2005, 14h22

O Ministério da Educação terá, a partir de julho, um banco de dados disponível para as empresas que desejarem contratar alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação é do coordenador do Enem, Dorivan Ferreira.

Mais do que ser a porta de entrada para o ensino superior, o Enem também tem o objetivo de atender o mercado de trabalho. Apesar de não existir um contrato oficial entre o MEC e as empresas, algumas instituições já utilizam a nota do exame como critério de seleção na hora da contratação dos funcionários.

O coordenador do exame revela que uma grande empresa nacional do ramo de cosméticos, por exemplo, já realizou contato extra-oficial com o ministério e está concedendo bolsas de estudo para os seus funcionários que fizerem o teste.

A idéia é fornecer um banco de dados com o perfil e a nota do aluno que prestou o exame. Assim, as empresas terão a possibilidade de buscar junto ao MEC, sem custo algum, informações qualificadas e de credibilidade sobre o funcionário que está contratando. A universalização do Enem permite que uma empresa busque um aluno que tenha o perfil sociocultural desejado, já que o exame é feito em todo o Brasil.

Inscrições - As inscrições para os concluintes do ensino médio podem ser realizadas até o dia 6 de maio, em todo o país, na própria escola do candidato. Os interessados devem se informar com os professores. Serão isentos do pagamento da inscrição os concluintes do ensino médio, em qualquer modalidade, matriculados em instituições públicas.

Os alunos das escolas particulares devem retirar a ficha de inscrição na própria escola onde estudam; preencher a ficha; efetuar o pagamento da inscrição, no valor de R$ 35,00, nas agências dos Correios; anexar o comprovante do pagamento à ficha de inscrição e entregá-la na escola.

Repórter: Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página