Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Indicadores Demográficos e Educacionais. Consulte
Início do conteúdo da página
Notícias

Reforma da educação superior é tema de seminário internacional

  • Sexta-feira, 15 de abril de 2005, 07h36

"Hoje, a reforma da educação superior está no centro do debate da União Européia, após sucessivas reuniões de ministros de educação. O diagnóstico que a inspirou partiu da consciência de que o desenvolvimento e a qualidade de vida de uma nação dependerão de seu nível cultural e científico, que depende, fundamentalmente, do valor do seu ensino superior." A afirmação é do presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), Hélgio Trindade, e será um dos tópicos debatidos no Seminário Internacional Reforma e Avaliação da Educação Superior: Tendências na Europa e na América Latina, que ocorre de 25 a 27 deste mês, em São Paulo. O seminário é organizado pela Conaes.

Conforme explica Trindade, o objetivo do seminário é aprofundar o debate sobre a reforma universitária no Brasil e seu impacto sobre os processos de avaliação da qualidade, levando em conta as tendências de internacionalização da educação e de diversificação institucionais, numa perspectiva comparativa. Outro objetivo do seminário, segundo o presidente da Conaes, é enriquecer a experiência brasileira de avaliação da educação superior para o incremento da qualidade de ensino de graduação e pós-graduação. Tudo isso, afirma, "com base em referenciais conceituais e políticos que privilegiem a qualidade acadêmica e o respeito à diferença, à diversidade, às responsabilidades sociais e aos valores democráticos. Também discutiremos formas de buscar cooperação internacional, estabelecendo protocolos de parceria para o aprimoramento da educação superior".

O seminário é dirigido a autoridades educacionais, gestores institucionais, profissionais da educação superior, pesquisadores e representantes da sociedade civil organizada, diretamente envolvidos na elaboração do anteprojeto de lei de reforma da educação superior e no desenvolvimento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Estarão presentes representantes de várias universidades brasileiras e de países como Argentina, México, França, Espanha, Portugal e Bélgica. Para participar é necessário ser representante ou especialista de uma instituição. São apenas 200 vagas.

Para visualizar a programação do evento, acesse a página eletrônica da conaes

Repórter:Cristiano Bastos

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página