Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Data marca o compromisso de 164 países com o desenvolvimento
Início do conteúdo da página
Notícias

Audiência pública prepara criação de escola agrotécnica no MS

  • Sexta-feira, 15 de abril de 2005, 07h39

No dia 19 de abril, o grupo de trabalho (GT) instituído com a finalidade de elaborar o projeto político-pedagógico da futura Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina (MS) faz audiência pública na cidade para colher subsídios junto a prefeitos dos municípios circunvizinhos, secretários de educação e representantes de movimentos sociais. A intenção é fazer o diagnóstico da demanda de profissionais e das potencialidades regionais e tirar o perfil do tipo de escola desejada pelas instituições e pela comunidade regional.

A partir da audiência pública, o GT deverá formatar o projeto político-pedagógico, que deverá ser estruturado a partir dos diferentes contextos socioambientais da região e dirigido à formação de profissionais capacitados, que contribuam com um processo de desenvolvimento social e ambientalmente responsável.

Formação - O GT foi criado pelo titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Antonio Ibañez Ruiz, e pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Marcus Luiz Barroso Barros, e é formado por representantes do MEC, do Ibama, do município de Nova Andradina e da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab).

Segundo o coordenador do grupo de trabalho e de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Francisco Luiz Danna, o secretário municipal de Educação, Esportes e Cultura de Nova Andradina (MS), Luiz Carlos Sampaio, já interagiu com representantes dos municípios da região do Vale do Ivinhema para que eles apresentem, na audiência pública, os dados necessários para o diagnóstico.

"A audiência pública será importante porque nós não podemos constituir um projeto político-pedagógico sem atender aos anseios de desenvolvimento regional, às demandas por curso e às especificidades do profissional requerido. Será a partir desse diagnóstico que apresentaremos a proposta de projeto político-pedagógico", esclareceu Francisco Luiz Danna.

Audiência - A visita do GT ao Mato Grosso do Sul tem início no dia 18, quando está programada uma audiência com o governador do estado e com secretários estaduais de educação, de meio ambiente e de desenvolvimento agrário. Participam também o prefeito de Nova Andradina e a gerência executiva do Ibama do Mato Grosso do Sul. Posteriormente, está agendada uma reunião com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea/MS). À tarde, o grupo de trabalho estará em Nova Andradina para visitar a escola agrotécnica.

Após a audiência pública, no dia 20 o grupo fará uma visita ao local da futura escola, para conhecer a parte já construída do prédio.

Repórter: Ana Júlia Silva de Souza

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página