Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC e outros 11 órgãos assinam Pacto Nacional pela Primeira Infância
Início do conteúdo da página
Notícias

Cefet cria núcleo para educação especial em Minas

  • Sexta-feira, 15 de abril de 2005, 11h48

Alunos surdos, mudos, com deficiência mental ou motora terão mais chances de crescimento profissional em Minas Gerais com a instalação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais. A iniciativa é do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), como parte do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais (TecNep) do Ministério da Educação.

O Cefet-MG tem cerca de 11 mil alunos e 26 cursos. "Nunca fechamos as portas a esses estudantes, mas eles têm dificuldades. O Núcleo vai oferecer facilidades", disse Rute Ribeiro Castro, professora de materiais de construção do Cefet. O núcleo deve implementar projetos em todas as áreas da deficiência, além de firmar parcerias regionais e com o MEC. Terão atenção não só os alunos portadores de necessidades educacionais especiais, mas também professores, funcionários ou pessoas da comunidade que portem tais necessidades. O núcleo, que conta com 14 profissionais, entre professores e servidores do Cefet, promoverá reunião em Belo Horizonte, no dia 28 próximo para discutir a execução dos projetos.

O Cefet-MG tem três campi em Belo Horizonte e unidades descentralizadas em Divinópolis, Leopoldina e Araxá, além de unidades conveniadas em Itabirito e Timóteo. Segundo Rute Ribeiro, a unidade de Araxá vai oferecer, em agosto, treinamento para trabalho com portadores de necessidades especiais. O Cefet mineiro oferece 26 cursos nas áreas de construção civil, indústria, imagem pessoal e turismo.

Dados - A instituição recebeu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) um questionário no qual deve indicar onde estão os alunos, qual a deficiência e que curso fazem. O banco de dados vai subsidiar as políticas da Setec e da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC). Grande parte dos Cefets e das escolas da rede federal está montando o TecNep para oferecer opções de mercado aos alunos portadores de necessidades especiais.

Mais informações no Cefet-MG, pelos telefones (31) 3319-5018 e 3319-5006, ou na Setec, pelos telefones (61) 2104-8815 e 2104-9647.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página