Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Gabaritos e cadernos de questões já estão disponíveis
Início do conteúdo da página
Notícias

Professores de escolas públicas preparam os alunos para o Enem

  • Sexta-feira, 15 de abril de 2005, 12h14


Cada vez mais escolas públicas se preocupam em preparar o estudante para o mercado de trabalho. É justamente este o objetivo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): avaliar o aprendizado universal do aluno e sua capacidade de interpretação e reflexão. É importante, para isso, que o aluno conheça suas habilidades à medida que o mundo exige novas formas de pensar e agir. A iniciativa tem o objetivo de superar as avaliações tradicionais que, em boa parte, não refletem o processo desenvolvido na sala de aula.

É o caso do Centro Educacional 07 de Ceilândia, cidade do Distrito Federal. O professor Juscelino de Freitas Oliveira diz que a matriz pedagógica do Enem é utilizada em todas as matérias, principalmente nas disciplinas de geografia e história. Os professores desenvolvem, nestas disciplinas, um trabalho com base nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio.

"Ensinamos aos alunos a importância do raciocínio e tentamos evitar que eles apenas decorem os ensinamentos", explica o professor. Ele destaca a procura dos alunos para se inscreverem no exame, que será realizado em 727 municípios de todo o país, no dia 28 de agosto. "A possibilidade de conseguir uma boa pontuação e ingressar no ensino superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) vem estimulando os alunos a prestarem a prova do Enem", acredita Juscelino.

Avaliação - O professor do Centro Educacional 07 de Ceilândia observa que o estilo de avaliação interdisciplinar já é realizado na instituição e que são abordados temas que possam ser utilizados no cotidiano dos 1.100 alunos que cursam o ensino médio na escola 07 de Ceilândia.

A professora da pós-graduação em psicologia cognitiva, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e idealizadora da prova do Enem, Maria da Graça Bompastor Borges Dias, salienta a necessidade de interpretação para o aprendizado. "A compreensão de textos é uma atividade indispensável para a aprendizagem dos diversos conteúdos escolares", explica.

Repórter: Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página