Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Professor francês vem à Udesc falar sobre a educação na África do Sul

  • Sexta-feira, 15 de abril de 2005, 15h07

O professor francês Claude Carpentier, da Universidade de Picardie, Jules Verne (cidade de Amiens), é o convidado desta segunda-feira, 18, do ciclo de palestras Diversidade, Cultura e Africanidade, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) do Centro de Ciências da Educação (CCE/Faed) da Udesc, às 18 horas.

Ele dividirá com os alunos do mestrado em educação e cultura, da instituição, a sua experiência sobre "A educação na África do Sul", país onde desenvolveu um programa de cooperação científica sobre o sistema escolar e as heranças do apartheid e da mundizalização (globalização) para o setor. A palestra será aberta, também, à comunidade em geral.

Claude Carpentier visitará o Neab e conversará com bolsitas e professores sobre os projetos que a Universidade de Picardie desenvolve no Centro de Ciências Humanas e Sociais, vinculado à Faculdade de Filosofia. O Neab, por sua vez, vai mostrar ao professor os projetos de pesquisa e extensão que vem desenvolvendo.

Ciclo de palestras - O ciclo de palestras Diversidade, Cultura e Africanidade é realizado desde o ano passado e, nesse período, trouxe à Udesc diversos estudiosos brasileiros e estrangeiros que pesquisam assuntos ligados à cultura afro-brasileira, africana e multiculturalismo na educação. Entre eles, Acácio Almeida, vice-coordenador da Casa das Áfricas e professor doutor pela Universidade de São Paulo (USP), que falou, em junho, sobre ancestralidade em países da África do oeste. Em agosto, foi a vez do professor e educador popular chileno Fernando Burrows, diretor do Centro Interdisciplinar de Estudos para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, que trouxe seus conhecimentos à Udesc sobre "Educação e Diversidade na América Latina".

Nascido no Congo Belga (atual República Democrática do Congo e ex-Zaire), o professor doutor Pierre Kita Masandi, da Universidade Católica de Louvain (KU Leuven), na Bélgica, participou da conferência "História da Educação na África: Perspectivas Atuais" dentro do programa organizado pelo Neab. (Assessoria de imprensa do Centro de Ciências da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página