Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > "Carta aos Educadores"
Início do conteúdo da página
Notícias

Inscrições abertas para a Olimpíada de Matemática

  • Segunda-feira, 18 de abril de 2005, 11h48

O MEC envia esta semana a 61.900 escolas públicas municipais e estaduais do ensino básico um kit com material de divulgação da I Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, cujas inscrições estão abertas até 31 de maio. O kit contém cartaz, regulamento, carta dos ministros Tarso Genro (Educação) e Eduardo Henrique Campos (Ciência e Tecnologia), provas-modelo com questões para exercício e ficha de inscrição.

A olimpíada destina-se a estudantes de 5ª a 8ª séries dos ensinos fundamental e médio, mas as inscrições precisam ser feitas pelas escolas. As fichas devem ser enviadas para o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Caixa Postal 34021, CEP 22.460-320, Rio de Janeiro (RJ). O modelo está disponível na internet. A olimpíada tem como slogan "Somando novos talentos para o Brasil" e consiste na resolução de problemas de matemática, individualmente e em grupo. É a chance para descobrir talentos para a ciência e a tecnologia.

A iniciativa é do MEC, Ministério de Ciência e Tecnologia, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática. As escolas não terão limite de inscrição. Estimular o estudo de matemática; identificar talentos e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas são objetivos da olimpíada. Os professores colaboram incentivando, acompanhando e treinando os alunos.

"A olimpíada é um campeonato entre escolas que incentiva os alunos a se interessarem por matemática e criar um ambiente de competição saudável", explica a carta, assinada pelos ministros. Para Tarso Genro, a olimpíada será atividade de inclusão social, marcada pela valorização dos estudantes, "que contribuirão para um Brasil melhor, como agentes de seu desenvolvimento social, cultural, científico e tecnológico".

Prêmios - Os vencedores ganharão medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa. Serão entregues 2001 bolsas de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aos melhores classificados. Haverá prêmios para professores (estágio para cursos e palestras); escolas (27 delas ganharão laboratórios de computação e, 100, certificado de mérito nacional); e municípios (um de cada região ganhará quadras de esporte doadas pelo Ministério do Esporte; e certificados). Informações pelos telefones 0800-616161 e (21) 2529-5084 e no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O cronograma já está disponível.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página