Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Falta de transporte dificulta acesso à escola
Início do conteúdo da página
Notícias

Falta de transporte dificulta acesso à escola

  • Terça-feira, 19 de abril de 2005, 11h00

O custo médio por aluno no transporte escolar, para o governo federal, é de R$ 56,59. Mesmo assim, muitos estudantes enfrentam dificuldades de acesso à escola, como constata pesquisa divulgada hoje, dia 19, pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Eliezer Pacheco, durante o seminário sobre transporte escolar, em Brasília.

O levantamento, realizado em novembro de 2003 em 218 municípios de 19 estados, aponta a dificuldade do transporte escolar como uma das principais causas da evasão escolar. Segundo a pesquisa, 23 mil estudantes podem estar fora da sala de aula por falta de transporte. Os da Região Nordeste são os que mais sofrem com a situação - 55,34% dos que não freqüentam o colégio por não terem transporte estão naquela região. No Sudeste, o índice é de 1,02%. No Sul, de 7,54%.

Os municípios são os grandes transportadores, financiadores e usuários do transporte escolar. A maioria dos estudantes é transportada por redes municipais de ensino (76,63%). A rede estadual atende 21,40%; a federal, 0,52%. As escolas privadas, 1,45%.

A maioria dos alunos que usam o serviço de transporte é da zona urbana (50,25%). Na zona rural-urbana, eles somam 27,95%. Os da zona rural, 21,79%. Da frota de mais de cinco mil veículos pesquisados, 36% não são recomendados para transportar estudantes - caminhões, cavalos, motos, carros de passeio e outros. Dos veículos considerados adequados, os ônibus totalizam 29,05%; vans, 20,61%; kombis, 13,38% e embarcações, 0,28%.

Pela primeira vez, uma pesquisa detalha informações sobre alunos transportados, frota de veículos, custo por aluno, recursos, escolas, professores e estimativa de alunos fora das escolas por falta de transporte. Segundo o presidente do Inep, o objetivo é oferecer subsídios para o desenvolvimento de ações e para o planejamento de políticas públicas voltadas para a área.

Repórter: Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página