Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Piso salarial dos professores passará a valer R$ 2.135,64
Início do conteúdo da página
Notícias

Congresso da Rede Unida tem 1.171 trabalhos inscritos

  • Quarta-feira, 20 de abril de 2005, 07h26

O 6º Congresso Nacional da Rede Unida, que ocorre de 2 a 5 de julho, no campus da UFMG, em Belo Horizonte, encerrou as inscrições de trabalhos, no dia 21 de março, com 1.171 inscritos. O evento comemora os 20 anos da entidade, voltada para os problemas da saúde pública no Brasil.

Os trabalhos abrangem os 19 temas a serem debatidos no congresso, dos quais a Comissão Científica que analisa os resumos já aprovou 783 para apresentação em pôsteres expostos e outros 219 que serão mostrados como pôsteres comentados. No momento, cerca de 100 trabalhos ainda passam por avaliação.

Em um balanço parcial, os temas mais contemplados entre os 19 propostos são saúde da família, práticas de atenção à saúde, mudanças na formação de profissionais de saúde, educação para a saúde, estágios curriculares em serviços de saúde, estratégias de integração ensino/saúde/comunidade e educação popular em saúde.

Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina são os estados com maior número de inscrições. Além desses estados, ainda há trabalhos oriundos da Bahia, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Pernambuco e Rio Grande do Norte e, até o término da análise da comissão, o número pode ser ampliado.

Conteúdos - "Boa parte dos trabalhos é resultado de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por universidades junto aos serviços de saúde das áreas onde atuam", diz a professora Mara Vasconcelos, coordenadora da Comissão de Trabalhos. Segundo ela, além da quantidade de trabalhos recebidos e da diversidade de estados participantes, chamou a atenção dos membros da comissão a preocupação demonstrada nos resumos com o desenvolvimento de metodologias mais participativas.

Paralelamente à seleção dos resumos, ocorrem outras atividades preparatórias à programação do evento, que inclui conferências, painéis e oficinas. Eventos associados como a 1ª Mostra de Produção de Saúde da Família de Minas Gerais e o 2º Fórum Nacional de Redes em Saúde também estão com suas programações estabelecidas.

Oficina - Nos dias 6 e 7 de maio, a organização do congresso realiza, em Belo Horizonte, encontro para planejamento das oficinas que serão realizadas em julho, durante o evento. Chamado de oficina preparatória, o encontro reúne os coordenadores responsáveis pelos temas, com o objetivo de sensibilizá-los para o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino/aprendizagem e de intervenção nas políticas públicas de educação e saúde.

A Rede Unidas reúne forças sociais e instituições comprometidas com o desenvolvimento dos profissionais de saúde e com a construção de um sistema de saúde eqüitativo e eficaz, com forte participação social. A organização do congresso espera reunir em Belo Horizonte cerca de dois mil participantes, pertencentes a 14 profissões ligadas à saúde e também representantes de organizações sociais. Mais informações, inclusive sobre a programação e inscrições, podem ser obtidas na página eletrônica da UFMG. (Assessoria de Comunicação Social da UFMG)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página