Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mulheres são maioria no Enem
Início do conteúdo da página
Notícias

Mulheres são maioria no Enem

  • Terça-feira, 19 de abril de 2005, 13h48

A maioria de inscritos na edição de 2004 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi do sexo feminino. As mulheres somaram mais de 61% entre os candidatos, enquanto os homens passaram dos 38%. Os dados constam no questionário socioeconômico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicado para estudantes e egressos do ensino fundamental, durante o exame do ano passado. Mais de 35% dos candidatos tinham 17 anos, e 27,3%, 18 anos.

Caso, por exemplo, de Nelma Baraúna, 18 anos, que concluiu o ensino fundamental em 2004, numa escola do Distrito Federal, e que vai prestar o Enem, em 28 de agosto, para disputar uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni). A candidata diz que seus pais não têm escolarização completa e que a oportunidade que ela tem de ingressar na universidade empolga a família. "Vou caprichar no Enem para tentar uma vaga no ProUni. O sonho dos meus pais é me ver na faculdade", revela a estudante.

A pesquisa diz que os participantes do Enem, em geral, são oriundos de famílias de baixa renda, o que os coloca em um dos critérios do ProUni. Segundo o questionário, 1,4% dos candidatos declaram-se sem renda. Enquanto isso, 65,6% confessaram receber até cinco salários mínimos.

As inscrições para o próximo Enem poderão ser feitas até o próximo dia 6 de maio, em todo o país, nas próprias escolas onde os candidatos estudaram. O interessado deve se informar com os professores.

Inscrição - Serão isentos do pagamento da inscrição os concluintes do ensino médio, em qualquer modalidade, matriculados em instituições públicas. Os alunos das escolas particulares devem retirar a ficha de inscrição na própria escola onde estudam, preenchê-la, e fazer o pagamento no valor de R$ 35,00 nas agências dos Correios e anexar o comprovante do pagamento à ficha e entregá-la na escola. O Exame Nacional do Ensino Médio vai ser aplicado em 727 municípios de todo o país, no próximo dia 28 de agosto.

Repórter: Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página