Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Prêmios são boa opção para professores

  • Terça-feira, 19 de abril de 2005, 14h22

Participar de concursos da área de educação é uma opção interessante de aprendizado para professores, alunos e escolas. O esforço para realizar bons projetos e inscrevê-los em concursos resulta em melhor aprendizagem, homenagens, recursos financeiros ou didáticos e reconhecimento.

Atualmente, o MEC está realizando dois prêmios: a I Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o 2o Prêmio Ciências no Ensino Médio. O ministério deve lançar nos próximos dias o Prêmio Professores do Brasil, unificação dos prêmios da educação e do ensino fundamental, em parceria com a Fundação Orsa, Bunge e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

As inscrições para a I OBMEP estão abertas até 31 de maio. Trata-se de uma competição que consiste na resolução de problemas de matemática, individualmente e em grupo. Destina-se a estudantes de quinta a oitava séries do ensino fundamental e de ensino médio. As inscrições só podem ser feitas pelas escolas.

As fichas de inscrição devem ser preenchidas e enviadas para o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/OBMEP), Caixa Postal 34021, CEP 22.460-320, Rio de Janeiro (RJ). O modelo está disponível na internet, no endereço eletrônico, onde, também, se encontra o regulamento do concurso.

Ciências - O 2º Prêmio Ciências no Ensino Médio estimula as escolas que desenvolvem projetos pedagógicos para o aperfeiçoamento do aprendizado das ciências da natureza e matemática. Os três melhores projetos na categoria nacional ganharão R$ 60 mil cada. O melhor projeto de cada estado e do Distrito Federal receberá R$ 20 mil para a continuidade das ações.

Poderão se inscrever escolas - ou grupos de escolas - das redes públicas estadual, municipal e distrital que mantenham turmas regulares de alunos em todas as séries dessa etapa de ensino. As inscrições vão até 15 de agosto e devem ser feitas no MEC, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou encaminhadas por meio de sedex. O endereço é: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Esplanada dos Ministérios, Bloco L, 5º andar, CEP: 70.047-900 - Brasília-DF. O edital está no endereço eletrônico.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página