Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > No primeiro dia, número de inscritos passa de 607,2 mil e supera o registrado em 2013
Início do conteúdo da página
Notícias

Olimpíada de Matemática tem quase três milhões de inscritos

  • Terça-feira, 17 de maio de 2005, 12h41

Cerca de três milhões de estudantes já foram inscritos por suas escolas na 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que será lançada na quinta-feira, dia 19, às 10h30, pelo presidente República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Os ministros da Educação, Tarso Genro, e da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, estarão presentes. A Olimpíada é uma competição entre estudantes da quinta à oitava série do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas. As inscrições, iniciadas em março, encerram-se no dia 31 próximo.

Com o tema Somando Novos Talentos para o Brasil, a Olimpíada pretende estimular o estudo de matemática, identificar talentos e abrir aos estudantes caminhos nas áreas científica e tecnológica. Os professores incentivam e treinam os alunos para desenvolver habilidades e métodos de pensamento.

Serão oferecidos aos vencedores 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). As escolas dos 27 alunos mais bem classificados ganharão laboratórios de computação. Estão trabalhando na Olimpíada 51 coordenadores regionais espalhados por todo País.

Inscrição - A olimpíada é uma iniciativa do MEC, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Impa e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do Ministério do Esporte. As fichas de inscrição devem ser preenchidas pelas escolas e enviadas ao Impa/Obmep - Caixa Postal 34021, CEP 22460-320, Rio de Janeiro (RJ). O formulário e outras informações estão disponíveis na internet. Mais informações pelos telefones 0800 616161 e (21) 2529-5084 e no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página