Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Língua Brasileira de Sinais recebe sugestões até 3 de abril
Início do conteúdo da página
Notícias

Pós-graduação brasileira firma acordo internacional para a área agrícola

  • Terça-feira, 17 de maio de 2005, 12h47

Um novo acordo de cooperação internacional dá impulso à pesquisa agropecuária nacional. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) firmou parceria com a Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningen. A instituição pública ligada ao Ministério da Agricultura da Holanda é referência na pesquisa agropecuária, principalmente no desenvolvimento tecnológico de alimentos.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, ressalta que o acordo irá beneficiar as instituições de ensino superior brasileiras com pós-graduação reconhecida pelo MEC. "Significa um reforço para o desenvolvimento das ciências agrárias no Brasil. O país tem um sucesso grande nessa área, mas é preciso manter a comunidade científica próxima dos avanços tecnológicos."

Segundo Guimarães, o acordo permitirá intercâmbio de pesquisadores, capacitação de estudantes da pós-graduação e troca de informações científicas. "A universidade holandesa é especializada. Vamos formar doutores. A prioridade será para o doutorado-sanduíche", explicou. O edital para seleção de grupos de pesquisa e estudantes será lançado no segundo semestre. O foco do programa serão as ciências agrícolas, de alimentos, botânica, zoologia, ambientais, biotecnologia, econômicas e sociais.

A cerimônia de assinatura do acordo ocorreu segunda-feira, 16, na sede da Capes, em Brasília, com a presença do reitor da instituição, Bert Speelman. Segundo Speelman, o acordo é importante para a universidade holandesa e o país. "Temos experiência com brasileiros e queremos ampliar o intercâmbio", disse. A Universidade de Wageningen tem parcerias com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Lavras (MG).

Montreal - Hoje, 17, às 19h30, será assinado um acordo de cooperação técnica com a Universidade de Montreal, Canadá. O acordo cria condições para cooperação entre professores, pesquisadores e estudantes brasileiros e da universidade, por meio de projetos de pesquisa, nas áreas de humanas, ciências sociais, da saúde e ciências naturais.

A solenidade terá a presença do vice-reitor de Relações Internacionais da UdeM, François Duschesneau e do diretor de Relações Internacionais, Bernard Landriault. A cerimônia será realizada na residência oficial da Embaixada do Canadá, em Brasília. O contato com a embaixada pode ser feito pelo telefone (61) 9971-0557, com Silvia Reis.

Repórter: Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página