Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Encontro discute direitos humanos na educação

  • Segunda-feira, 23 de maio de 2005, 10h49

Foto: Júlio Cesar PaesA inclusão do tema direitos humanos em todos os níveis de ensino é uma das principais reivindicações do Comitê Nacional de Direitos Humanos. Para atender a essa demanda, o Ministério da Educação realiza nesta segunda-feira, dia 23, e terça-feira, 24, no Carlton Hotel, em Brasília, o seminário Construindo uma Agenda de Educação para os Direitos Humanos. O encontro vai apontar caminhos para que o MEC estimule e apóie iniciativas de inclusão da questão em sala de aula.

De acordo com o secretário executivo adjunto do MEC, Jairo Jorge, a sociedade vive um momento de fragmentação e mercantilização de valores, as quais devem ser combatidas por meio da educação. “É fundamental que a escola crie um movimento contra essa corrente, valorizando uma visão humanística, de valores democráticos e republicanos”, disse.

Para Mário Mamede, secretário adjunto da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, a escola deve desenvolver políticas preocupadas não só com a qualidade do ensino formal, mas também com a formação de cidadãos. “É necessário que a escola contemple todos os ensinamentos e princípios básicos em direitos humanos para que a criança aprenda a respeitar a diversidade presente na sociedade”, afirmou.

Segundo o secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade do MEC, Ricardo Henriques, a inclusão do tema direitos humanos nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior é tão importante que existe uma comissão, formada por todos os órgãos vinculados ao MEC, responsável por promover a discussão do assunto. “Esse movimento, que começou no governo Lula, nunca foi feito no âmbito do ministério”, enfatizou.

Plano – Lançado em dezembro de 2003, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos está em fase de atualização. A idéia é debater com toda a sociedade a formulação do texto, que tem como objetivo construir uma cultura voltada para o respeito aos direitos fundamentais do indivíduo.

A partir de junho, serão realizados encontros em todos os estados. “O grande desafio está na inclusão do tema direitos humanos na formação de professores para que a questão seja ampliada a todos os níveis de ensino”, lembrou a coordenadora do Comitê Nacional de Direitos Humanos, Aída Monteiro Silva.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página