Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

TV Escola ganha guia de programação

  • Segunda-feira, 23 de maio de 2005, 11h29

A Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) está lançando o Guia de Programa da TV Escola e o livro Integração das Tecnologias na Educação, coletânea dos 35 melhores textos apresentados nos últimos três anos no programa Salto para o Futuro. Cada uma das publicações tem tiragem de 80 mil exemplares.

Todas as instituições de ensino cadastradas na TV Escola receberão um exemplar das obras. Simone Medeiros, coordenadora pedagógica de capacitação de programas em educação a distância, diz que as instituições querem incentivar o educador a inserir tecnologias da informação e de comunicação na educação. “Queremos que isso ocorra de forma crítica e criativa e que a iniciativa ajude a redescobrir o Salto para o Futuro, programa que tem compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a melhoria de qualidade da escola pública”, afirmou.

Os professores José Manuel Moran e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida são os organizadores do livro, que teve Carmen Moreira de Castro Neves como diretora de produção. A obra tem 204 páginas, agrupadas em quatro capítulos: Tecnologia, Currículo e Projetos; Tecnologia na Escola; Tecnologias Audiovisuais: TV e Vídeo na Escola; e Tecnologias na Educação de Professores a Distância.

Guia — O Guia de Programa da TV Escola, versão 2004, contém mais de 5,5 mil programas, com sinopse, ficha técnica, sugestões de atividades e áreas temáticas. Segundo Rodrigo Prado, programador da TV Escola, o guia reúne os programas veiculados entre 1996 e 2004, dentre títulos produzidos, comprados e cedidos.

São cerca de 500 páginas, com informações sobre os programas mais pedidos, a exemplo de Quando o Mundo Falava Árabe, série de 12 episódios sobre a influência da cultura árabe no desenvolvimento do pensamento e da ciência ocidentais.

Outra série de sucesso é a Espaçonave Terra, com 52 programas que mostram as relações entre a Terra, o Sol e os planetas do sistema solar e as conseqüências dessa relação para a vida. Cada episódio corresponde a uma semana de nosso sistema solar.

A série Mão na Forma, que também atrai grande interesse, mostra, por meio de brincadeiras com as formas da natureza, o surgimento da compreensão das teorias e regras da geometria.

Repórter: Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página