Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inscrições para o exame começam em 20 de maio; prova será em 25 de agosto
Início do conteúdo da página
Notícias

Programas de educação básica do MEC serão apresentados em Camaquã (RS)

  • Segunda-feira, 23 de maio de 2005, 14h33

Prefeitos, secretários de educação e gestores escolares de 39 municípios das regiões sul e centro-sul do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de tirar dúvidas com técnicos do Ministério da Educação sobre o funcionamento e a estrutura dos programas destinados a apoiar a educação básica municipal. As oficinas do MEC, como esses encontros estão sendo chamados, são reuniões destinadas a tornar a estrutura do ministério mais acessível aos gestores municipais.

Na próxima quarta-feira, 25, das 13h30 às 18 horas, o encontro será realizado no auditório das Faculdades do Sul (Fundasul), no município de Camaquã. Estarão presentes técnicos das secretarias de Educação Básica (SEB), Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), Educação Especial (Seesp) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

Entre os programas apresentados estão a merenda e o transporte escolares, a distribuição do livro didático, o programa Escola de Fábrica, o apoio financeiro à alfabetização e à educação de jovens e adultos e a complementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), além do censo escolar.

Transparência – Segundo o chefe de gabinete do MEC, Ronaldo Teixeira, as oficinas são um passo importante para tornar mais transparente a estrutura do ministério e a busca de uma parceria mais efetiva com os municípios, voltada para uma política nacional de educação. Nessa iniciativa, o ministério tem a parceria dos conselhos regionais de desenvolvimento (Coredes) e da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Até julho, o MEC realizará 12 oficinas-piloto sobre educação e desenvolvimento regional. Nesta primeira fase estão sendo capacitados gestores do Ceará e do Rio Grande do Sul. Numa etapa posterior, participarão do programa os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página