Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

MEC vai intermediar universidades no Projeto Rondon

  • Segunda-feira, 23 de maio de 2005, 17h15

O Ministério da Educação intermediará atividades das instituições de ensino superior no relançamento do Projeto Rondon. A afirmação foi feita pelo diretor do Departamento de Projetos Especiais de Modernização e Qualificação da Secretaria de Educação Superior (Depem/SESu/MEC), Celso Ribeiro, nesta segunda-feira, 23, durante o lançamento da exposição O Projeto Rondon na Integração Nacional – uma Viagem à Amazônia Brasileira. A exposição permanece até 30 de maio no Palácio do Planalto. Logo após, irá para a Câmara dos Deputados.

Em 24 painéis, a exposição mostra a viagem de 200 rondonistas a 13 localidades da Amazônia. A expedição ocorreu em janeiro e faz parte da primeira etapa da operação nacional. Na exposição, o visitante pode conhecer o histórico, os pertences e o busto do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono do projeto.

Para Ribeiro, “a ações das instituições de ensino superior no Projeto Rondon têm caráter extensionista, à medida que leva as universidades a conhecer diferentes e complexas realidades do norte do Brasil e retroalimenta a formação universitária.”  

O vice-presidente da República, na qualidade de presidente em exercício, e ministro da Defesa, José Alencar, abriu a solenidade que contou com a presença do ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e de diversas autoridades civis e militares. “Em menos de seis meses após o seu relançamento por meio desta exposição, o Projeto Rondon já mostra resultados. O projeto é um verdadeiro mutirão social de grande importância para o país“, afirmou Alencar.

Missão – O Projeto Rondon tem a missão de viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento e de fortalecimento da cidadania. Uma das metas do projeto é possibilitar ao universitário o conhecimento de aspectos particulares e da diversidade da realidade brasileira, buscando desenvolver sua responsabilidade social e patriotismo.

Outro objetivo do projeto é identificar, por meio de diagnósticos realizados pelas equipes de rondonistas, problemas e necessidades de comunidades carentes, permitindo a elaboração de soluções locais, de acordo com as políticas públicas de governo. O Ministério da Defesa coordena a execução do Projeto Rondon.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva relançou o Projeto Rondon em 19 de janeiro deste ano, em Tabatinga (AM). A proposta de reativação do projeto foi feita ao presidente da República pela União Nacional dos Estudantes (UNE), em novembro de 2003.

Repórter: Cristiano Bastos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página