Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
×

Atenção

Error loading library: joomla, Library not found.
Notícias

Brasil e China reafirmam interesse em parceria na educação

  • Terça-feira, 24 de maio de 2005, 09h51

Uma delegação do Ministério da Educação da China, chefiada pelo ministro-assistente, Zheng Shushan, esteve em Brasília na segunda-feira, dia 23, para visita ao Ministério da Educação brasileiro. O objetivo foi aprofundar a cooperação na área da educação entre os dois países.

No encontro, ficou estabelecido o interesse mútuo em ampliar o protocolo de cooperação assinado na década de 90. Destacou-se, no entanto, a importância de incluir, em novo documento, pontos de interesse bilateral, como intercâmbio de alunos, professores e estudantes na área de educação profissional e pós-graduação; educação básica; aprendizagem da língua portuguesa e da chinesa (mandarim) e reconhecimento de títulos.

Conforme Shushan, o protocolo é uma nova etapa no processo diplomático entre Brasil e China. “É importante trocarmos experiências, principalmente por sermos países semelhantes, com problemas afins e com extensão territorial parecida”, destacou o ministro chinês.

Para o secretário executivo adjunto do MEC, Jairo Jorge, que recebeu a comitiva, a proposta de parceria está incluída na linha estratégica de relacionamento com o Ministério da Educação da China. “Reconhecemos o esforço do governo chinês em criar políticas públicas para a área da educação, já que esta é a mesma visão do governo Lula, de colocar a educação como ponto principal para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

O documento que firmará a parceria entre os dois países deve ser assinado dentro de 30 dias para vigorar por cinco anos. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página