Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Programa de alimentação escolar brasileiro é exemplo internacional

  • Terça-feira, 24 de maio de 2005, 13h46

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) vai ser apresentado, nesta semana, na 31ª Sessão do Comitê de Segurança Alimentar do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), em Roma, na Itália. A sessão vai discutir a formação de uma aliança internacional contra a fome. Para tanto, foram tiradas algumas linhas de ação, definindo-se como prioridade a alimentação escolar e a apresentação do Pnae brasileiro como o modelo a ser seguido.

A coordenadora-geral do programa, Albaneide Peixinho, fará duas palestras sobre o Pnae, uma em Roma, durante a sessão do comitê, e a outra em Paris, no âmbito da Aliança Brasil-França. No encontro na capital francesa, será discutida a implantação de programas nos moldes do brasileiro em países como o Haiti e em ex-colônias francesas na África.

“O Pnae, hoje, é exemplo de programa de sucesso na alimentação escolar para os principais organismos internacionais. Temos sido procurados para apresentá-lo em várias partes do mundo e recebido comitivas de diversos países desenvolvidos interessados em ver de perto a experiência brasileira”, afirma o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Daniel Balaban. Na primeira quinzena de julho, Balaban viaja para a Argentina, onde vai apresentar o Pnae em Buenos Aires, no âmbito do Instituto Social Brasil-Argentina.

Acordo – O Ministério da Educação estuda a assinatura de um acordo com o governo da Argentina, pelo qual seriam levadas experiências positivas da merenda escolar para cidades vizinhas de fronteira. Além disso, o governo brasileiro discute um acordo com a Bolívia, para a cooperação na implantação de um programa de alimentação escolar naquele país.

Repórter: Beth Almeida

 

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página