Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

MEC e MMA lançam em Brasília conferência infanto-juvenil pelo meio ambiente

  • Sexta-feira, 03 de junho de 2005, 09h29

Uma programação especial no Parque da Cidade, em Brasília, no domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, marcará o lançamento da 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, uma iniciativa dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente. O evento será aberto pelo secretário executivo do MEC, Fernando Haddad, e pela ministra Marina Silva, do MMA.

O cantor e compositor Paulinho Moska, o grupo de percussão Bate-lata e o artista multimídia Hique Gómez, são algumas das atrações que acontecem das 9h às 15h, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade de Brasília, ao lado dos pedalinhos. Haverá também atividades de educação ambiental, shows musicais, além do lançamento oficial da conferência.

O tema da conferência nacional a ser realizada em dezembro pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), em parceria com o MMA, é Vivendo a Diversidade na Escola. Serão mobilizadas quase 60 mil escolas do ensino fundamental, envolvendo dez milhões de pessoas em todo o país. A conferência terá três etapas: a primeira, nas escolas, onde alunos de quinta a oitava série serão eleitos delegados para participarem da conferência nacional; a segunda, em que serão realizadas conferências estaduais e eleitos 20 delegados de cada unidade da Federação; e a terceira etapa, a conferência nacional, que acontecerá em Brasília com a presença de todos os delegados, cerca de setecentos.

Reflexão — A conferência pretende promover a reflexão de estudantes, professores e da comunidade sobre questões abordadas nos acordos internacionais sobre mudanças climáticas (Protocolo de Kyoto), biodiversidade (Convenção sobre Diversidade Biológica), segurança alimentar e nutricional (Declaração de Roma sobre Segurança Alimentar Mundial) e diversidade étnico-racial (Declaração de Durban contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata).

Da primeira conferência, ocorrida em 2003, participaram 16 mil escolas, seis milhões de pessoas e 4.067 municípios.

Repórter: Iara Bentes

Programação:
9h às 15h - Atividades de Educação Ambiental: Tenda do MEC, Tenda do MMA, Tenda das ONGs e das Escolas, Tenda dos Coletivos Jovens. Exposição: Mostra Propostas das Escolas da 1ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, Caminhão do Prev-Fogo do Ibama, Balão do WWF, apresentação do Calango Alado (no gramado), atividades circenses, artes plásticas e pinturas de rosto para crianças, entre muitas outras atrações
Shows:
09h - Hique Gomez e Banda , Lelo Cosbe e Banda (MPB), Brasucas (reggae)
11h - Paulinho Moska e Grupo Bate-Lata
Mais informações: - Assessoria de imprensa/Secad
Tel: (61) 2104-9401 / 9382 / 9872

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página