Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Conselheiros municipais são capacitados em Santa Catarina
Início do conteúdo da página
Notícias

Conselheiros municipais são capacitados em Santa Catarina

  • Sexta-feira, 03 de junho de 2005, 16h17

Cerca de 350 conselheiros municipais de Santa Catarina participam nos dias 6, 7 e 8, em Florianópolis, de mais uma etapa do programa nacional de capacitação de conselheiros municipais de educação. O objetivo do programa é instalar competência e criar uma rede de colaboradores entre os órgãos normativos do sistema de ensino em todo o país.

Até o final do ano, cerca de quatro mil pessoas terão freqüentado as 14 reuniões estaduais do Pró-Conselho, o programa nacional que estimula a participação da sociedade na política educacional. O evento é promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).

Durante o curso de capacitação, os conselheiros participam de palestras sobre gestão democrática, ordenamento jurídico da educação nacional, plano municipal de educação e relatos de experiências bem-sucedidas dos municípios. Além disso, haverá oficinas com exercícios de aplicação da legislação educacional brasileira. A abertura do encontro será na segunda-feira, às 18h. Nos demais dias, os debates ocorrerão no período matutino e noturno.

O Pró-Conselho é formado pelas seguintes entidades: SEB, Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola/SEB), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, Conselho Nacional de Educação (CNE), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (Edmilson Freitas, estagiário de jornalismo da ACS/MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página