Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Unesco destaca importância da qualidade na educação
Início do conteúdo da página
Busca

Unesco destaca importância da qualidade na educação

  • Segunda-feira, 13 de junho de 2005, 13h40

“Qualidade na educação é um valor estratégico que exige postura mais ágil e inovadora dos sistemas educacionais.” A frase foi dita nesta segunda-feira, 13, pelo diretor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Jorge Werthein, durante a 2ª Reunião do Fórum Hemisférico Educacional Qualidade da Educação. O evento reúne especialistas em educação de 34 países, no San Marco Hotel, em Brasília. Criado em 2002, o fórum é uma instância de articulação das diferentes iniciativas de educação, no hemisfério, e serve como espaço de intercâmbio.

Na opinião de Werthein, é preciso converter a qualidade na educação em prioridade de Estado. “Há uma distância entre o discurso que valoriza a educação e os mecanismos para valorizá-la. Uma educação de qualidade só é possível com uma política que assegure estabilidade nos investimentos na área”, disse. Segundo ele, é preciso repensar a qualidade da educação na América Latina e discutir alternativas para o enfrentamento do mais difícil dos desafios educacionais: o da qualidade.

Já Alice Abreu, diretora do Departamento de Educação, Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA), destacou que o fórum trata de um tema importante não só para o Brasil. “O Brasil avançou nesse sentido, mas é fundamental garantir que as crianças tenham educação de qualidade, que possam ser bons cidadãos e bons trabalhadores”, afirmou. Ela disse que é preciso investir na qualidade da educação oferecida na América Latina. Para o diretor de Avaliação de Políticas do México, Sérgio Martinez, é importante conhecer as experiências dos países vizinhos.

Metas – Com o tema A Qualidade da Educação Básica, o fórum discute indicadores educacionais adotados no continente e debate o que os países fazem para cumprir as metas definidas no Plano de Ação em Educação, propostas na segunda Cúpula das Américas, no Chile, em 1998. O fórum integra atividades preparatórias para a Cúpula das Américas, que será realizada na Argentina em novembro, e prossegue até sexta-feira, 17. O evento é organizado pelo MEC. Tem a participação de técnicos dos sistemas de avaliação e de informação dos 34 países-membros da OEA, de autoridades nacionais e internacionais, e representantes de agências internacionais ligadas à educação.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página