Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Câmara Setorial de Música debate ensino de artes

  • Segunda-feira, 20 de junho de 2005, 11h13

Preocupados com a formação musical no Brasil, representantes de entidades ligadas a este segmento cultural participaram da primeira reunião da Câmara Setorial de Música do Ministério da Cultura, no início do mês. O encontro, que debateu o tema Formação, Memória e Patrimônio, apontou a necessidade de retomada do ensino das artes, em especial da música, nas escolas.

Para colaborar com o debate, Carlos Alberto Xavier, assessor do Ministério da Educação, apresentou o panorama do ensino no país. Xavier destacou que o cenário da educação pública começou a ser alterado na década de 60, com o aumento da migração do campo para a cidade e com a falta de infra-estrutura dos centros urbanos para absorver o novo contingente. “Em 1960, 80% da população brasileira vivia no campo. Só metade da população urbana era atendida pelo ensino público”, disse. De acordo com Xavier, o crescimento da estrutura educacional pública contribuiu para o desaparecimento do ensino das artes nas escolas.

A inserção da música nas salas de aula foi considerada importante pelos membros da câmara setorial não só para a formação artística, mas para a formação abrangente das pessoas. Flávio Silva, coordenador de música erudita da Fundação Nacional de Arte (Funarte), ressaltou que o encaminhamento da discussão sobre a inclusão da música no currículo escolar cabe ao Ministério da Educação. O assessor do MEC disse que o ministério está disposto a receber propostas nesse sentido.

Ana de Hollanda, diretora do Centro de Música da Funarte, avaliou a reunião de forma positiva. “Estamos criando um sistema de discussão permanente, por meio de blogs e grupos de debate na internet para mantermos contato e trocarmos informações”, afirmou.

A Câmara Setorial de Música foi implantada no dia 30 de maio. O próximo encontro, marcado para os dias 5 e 6 de julho, terá como tema as questões trabalhistas. Mais informações na página eletrônica do Ministério da Cultura.

Repórter: Flavia Nery, com informações da Funarte

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página