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Programa-piloto de formação de professores é iniciado em cinco estados

  • Quarta-feira, 22 de junho de 2005, 11h07

A versão-piloto do Programa de Formação Inicial dos Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil) tem início este mês, nos estados de Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Sergipe e do Ceará. Desenvolvido pelas secretarias de Educação Básica (SEB/MEC) e de Educação a Distância (Seed/MEC), o Proinfantil oferecerá a 37 mil professores de creches e pré-escolas a formação mínima de nível médio em magistério exigida pela Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases).

 “O profissional que atua na educação infantil precisa conhecer o desenvolvimento da criança para qualificar sua prática cotidiana”, salienta Jeanete Beauchamp, diretora do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEB. “O objetivo é zerar o número de professores sem habilitação.”

Entre os dias 13 e 17 últimos, o MEC realizou o primeiro encontro do Proinfantil no Ceará, em Goiás e em Sergipe para orientar as equipes das agências formadoras. Cada encontro reúne dois representantes do MEC, um consultor que tenha participado da elaboração do material didático, os coordenadores das agências formadoras, os professores formadores das disciplinas comuns do nível médio e das pedagógicas e os articuladores pedagógicos das agências. Até sexta-feira, dia 24, a mesma atividade, iniciada no dia 20, estará sendo realizada em Rondônia. Do dia 27 próximo, até 1º de julho, será a vez de Minas Gerais.

Após a formação das equipes das agências, o processo chegará aos tutores, durante uma semana, em julho. O próximo passo será o curso dos professores de educação infantil, inscritos em um encontro presencial de dez dias, que se repetirá a cada semestre. O curso terá duração total de dois anos.

Parceria — Desenvolvido em parceria com a Seed, o curso mescla educação a distância e encontros presenciais, com aproveitamento da infra-estrutura do Proformação, programa dirigido aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. As agências formadoras, que reúnem um ou mais municípios, contam com computadores, internet, televisão e vídeo.

Os professores formadores de cada disciplina tiram dúvidas dos alunos do Proinfantil pessoalmente e por telefone. Eles são também responsáveis pela formação e pelo acompanhamento dos tutores nos municípios nos quais o programa se desenvolve. Os professores com ensino fundamental ou médio completo, sem magistério, das redes pública e privada (comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas ou não às prefeituras), podem se inscrever no Proinfantil. Eles usarão livros de estudo (oito por módulo semestral) individualmente e participarão de encontros quinzenais em grupo, com um tutor. O currículo do Proinfantil compreende as disciplinas do ensino médio regular e aquelas específicas do curso de magistério em educação infantil. Periodicamente, os professores serão submetidos a avaliações.

O MEC elaborará e distribuirá o material didático. Aos estados, responsáveis pela certificação dos professores, caberá a implementação, o acompanhamento e o monitoramento das atividades por meio das agências formadoras. Professores da rede de ensino médio serão destacados para apoiar os tutores. Garantir espaço físico para o curso também será função dos estados. Os municípios vão operacionalizar o Proinfantil por meio da inscrição dos professores não habilitados, da garantia de espaço para as atividades e da contratação de tutores.

O material do Proinfantil, composto por quatro módulos — um para cada semestre de estudos (3,2 mil horas de curso em dois anos) —, foi elaborado por nove consultores especializados na formação de professores de educação infantil, em conjunto com 56 autores de textos.

Mais informações: Adriana Maricato – Assessoria de Imprensa da SEB/MEC – (61) 21048064 - 7869

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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