Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Programa Incluir encerra inscrições nesta quinta-feira

  • Quarta-feira, 22 de junho de 2005, 12h03

Termina nesta quinta-feira, 23, o prazo para as instituições federais de ensino superior apresentarem propostas ou projetos para o recebimento de recursos do Programa Incluir, da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC). O programa tem R$ 1 milhão para assegurar o direito à educação superior para pessoas com deficiências. Cada instituição federal de educação superior poderá concorrer com um projeto em três linhas básicas: aquisição de equipamentos, reformas estruturais que cumpram a lei de acessibilidade física e acesso e permanência.

O objetivo principal do Programa Incluir é a absorção de pessoas com deficiências, na educação superior brasileira. Atualmente, dos 3,8 milhões de alunos matriculados no ensino superior, apenas cinco mil são portadores de alguma deficiência. As informações contrastam com os dados da composição populacional brasileira, em que 14,5% têm algum tipo de deficiência, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além das próprias limitações e da discriminação de parcela da sociedade, outro fator que limita o estudo dos portadores de deficiências são as condições do ambiente físico das unidades escolares. Faltam rampas de acesso facilitado para os cadeirantes, banheiros adaptados, calçadas com desníveis e outras condições necessárias para as pessoas com deficiências terem algum conforto em seus deslocamentos nas instituições de ensino.

Intérpretes – Na análise do secretário de Educação Superior, Nelson Maculan, “a ausência de intérpretes da linguagem de libras em sala de aula, instalações físicas inadequadas e falta de impressoras em braile, além da falta de espaço adaptado” também dificultam a presença de alunos portadores de necessidades especiais nas instituições federais de ensino superior.

O Programa Incluir é uma parceria entre as secretarias de Educação Superior (SESu) e de Educação Especial (Seesp). As propostas das instituições devem ser apresentadas na página eletrônica da SESu.

Repórter: José Leitão

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página