Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Provas para obtenção do Certificado de Língua Portuguesa serão realizadas esta semana
Início do conteúdo da página
Notícias

Final de mês terá aventura e ciência na TV Escola

  • Terça-feira, 28 de junho de 2005, 10h45

A TV Escola apresenta, nesta terça-feira, 28, às 17h e 21h, a terceira edição da série Ciência Nua e Crua. No programa, cinco cientistas refazem antigas expedições em busca de ouro, seguindo a acidentada costa oeste da Nova Zelândia. Com equipamento elementar, contam com o conhecimento científico para sobreviver e criar, ao fim da expedição, um souvenir feito do mais puro ouro daquele país. Produzida em seis episódios de 30 minutos cada, a série é inédita e mostra como coletar ouro e construir, com poucos recursos, uma balança e um detector de metais, entre outros desafios.

A aventura segue com os cientistas tentando construir barracas à prova d’água e criar um sismógrafo para medir a atividade de possíveis terremotos. O próximo passo será descobrir informações sobre uma geleira de 11 quilômetros. O grupo deve se manter aquecido sem acender fogueira. Os cientistas são desafiados a extrair ouro de rochas e construir um altímetro. Por fim, eles devem construir um forno que chegue a 1062ºC para derreter todo o ouro recolhido ao longo da série e criar o souvenir.

Já a sessão Salto para o Futuro encerra o mês de junho e abre o de julho com a série Retratos da Escola. São cinco programas de 60 minutos, cada. Nesta terça-feira, às 15 h, será exibido o primeiro, A Escola Básica no Brasil: Ao Vivo e a Cores, produzido com base nos dados do Censo Escolar.

Diversidade - O segundo programa, Diversidade Cultural: Riqueza e Desafio da Escola, a ser exibido hoje, às 19h, e amanhã, 29, às 11h e 15 h, focaliza a escola pública como espaço de socialização e de formação para a cidadania. A escola como espaço de exercício da democracia é tema do terceiro programa, A Gestão Democrática da Escola, nesta quarta-feira, às 19h, e no dia 30, às 11h e 15h.

O quarto programa, nesta quinta-feira, 30, às 19h, discute a autonomia escolar, o papel de gestores e professores na construção dos projetos pedagógicos.

No quinto programa, Escola Cidadã: Demandas e Perspectivas, as demandas da sociedade em relação à escola são analisadas. Será exibido em 1º de julho, às 19h, e 4 de julho, às 11h e 15h. Mais informações sobre as séries na página eletrônica do Salto para o Futuro. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página