Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Gabaritos e cadernos de questões já estão disponíveis
Início do conteúdo da página
Notícias

TV Escola apresenta vídeos de Petrópolis

  • Terça-feira, 28 de junho de 2005, 11h53

A TV Escola da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) apresenta no próximo sábado, dia 2, e no domingo, 3, três vídeos sobre meio ambiente produzidos por escolas públicas de Petrópolis, Rio de Janeiro, vencedores do 1º Festival de Vídeo Estudantil daquela cidade, este mês. No sábado, eles irão ao ar às 12h25 e às 17h40; no domingo, às 8h50, 14h30 e 19h35, dentro do programa Escola Aberta.

Produzido pela Escola Municipal Nogueira Pró-Criar e Acei, que trabalha com portadores de necessidades especiais, o vídeo Agentes da Natureza faz um relato das conseqüências do excesso de lixo, da coleta não selecionada e da falta de informação.

Os Caminhos do Rio Piabanha mostra todo o percurso do rio, desde sua nascente até o encontro com o Paraíba do Sul. O vídeo, feito com a participação de várias turmas da escola Bataillard, apresenta ações das comunidades ribeirinhas para preservar o rio.

Em Um Mundo Melhor Depende de Nós, a Escola Municipal João Kopke relata práticas de educação ambiental que desenvolve e iniciativas de desenvolvimento sustentável da comunidade do entorno.

Festival — O Festival de Vídeo Estudantil de Petrópolis inaugurou nova fase nas relações entre as escolas e a mídia audiovisual. A idéia é estimular o intercâmbio de vídeos e conteúdos por meio do incentivo ao trabalho em grupo e de parcerias entre a comunidade e a escola. O objetivo do festival, que será realizado novamente em 2006, é fomentar a troca de experiências pedagógicas relatadas em vídeo entre as regiões do município.

Professores, diretores de escolas, pedagogos, produtores de vídeo, alunos do ensino fundamental e médio, canais de TV educativas e comunidade em geral participaram do festival, no qual foram exibidos todos os filmes inscritos, em seções livres, organizadas em diferentes salas da cidade. Foram promovidos, ainda, fóruns e eventos festivos, com a participação de atores, e uma oficina de vídeo.

Mais informações sobre o festival pelo telefone (24) 2246-8677, na página eletrônica da Prefeitura Municipal de Petrópolis e no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Repórter: Susan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página