Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Estudantes do ensino médio se preparam para torneio internacional de física

  • Terça-feira, 28 de junho de 2005, 14h54

Cinco estudantes paulistas, do ensino médio, que vão representar o Brasil na 18ª edição do Torneio Internacional de Jovens Físicos (18th International Young Physicists Tournament – IYPT), estão se preparando na Universidade de Campinas (Unicamp). O evento vai acontecer na Suíça, entre os dias 14 e 20 de julho, mas no próximo sábado, dia 2 de julho, os estudantes vão apresentar as soluções que desenvolveram para os 17 problemas do torneio, no auditório do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp.

A idéia desse treinamento na Unicamp é fazer com que os alunos – duas garotas e três rapazes –, que têm entre 15 e 17 anos de idade, ganhem desenvoltura e confiança na resolução e explicação de cada um dos 17 problemas propostos pela organização do torneio internacional de jovens físicos. As questões já estão disponíveis na internet desde agosto de 2004 e cada uma das 23 equipes que participarão do meeting científico utilizam vários recursos na resolução, como espectrômetros de massa e bobinas de alta tensão.

As apresentações na Unicamp começarão às 9 horas e a entrada é franca. Os problemas a serem solucionados versam sobre as principais áreas da física, como mecânica, eletromagnetismo, termodinâmica e mecânica quântica. Além disso, algumas questões tratam, também, de assuntos teóricos, como tunelamento quântico e mecânica de rotações. No evento promovido pela universidade, alunos de graduação e professores de física vão ajudar na dissolução de dúvidas por parte dos jovens estudantes.

Para Davi Ribeiro Ortega, diretor-presidente da Optical Society of American Student Chapter Unicamp (OSA-Unicamp), participar do processo de avaliação e preparação de eventos deste porte é muito importante para a OSA, pois aproxima a universidade de jovens de alto potencial científico. “Essa aproximação permite que a sociedade tome conhecimento dos recursos que a universidade dispõe e auxilia o estudante na sua escolha profissional e na sua preparação para os estudos acadêmicos”, disse.

Perfil – Os cinco alunos da equipe brasileira são: Emanuelle Roberta da Silva, 17 anos; Diogo Rodrigues Bercito, 17 anos; Daniel Nogueira Meirelles de Souza, 16 anos; Juliana Ogassavara, 16 anos e Marcelo Puppo Bigarella, 15 anos. Todos são de escolas particulares, têm experiência em competições científicas e em olimpíadas de astronomia, física, química e matemática.

Repórter: Sonia Jacinto (com informações da assessoria de imprensa da Unicamp).

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página