Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Secretarias de educação poderão selecionar escolas para o PDDE
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Formação de multiplicadores leva professores de volta à Finlândia

  • Sexta-feira, 09 de dezembro de 2016, 13h09

O seminário final do 3º Vocational Educational and Training (VET) reuniu 47 professores da Rede Federal que participaram este ano, na Finlândia, de cursos de capacitação (foto: seminário VET) Professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que passaram por cursos de capacitação na Finlândia nos últimos três anos vão retornar àquele país europeu, por mais um mês, para treinamento intensivo de formação de multiplicadores. A informação foi dada esta semana pela titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Eline Nascimento, em Maceió, na abertura do seminário final do 3º Vocational Educational and Training (VET) do Programa Professores para o Futuro.

O encontro reuniu 47 professores da Rede Federal que participaram este ano, na Finlândia, de cursos de capacitação na Häme University of Applied Sciences (Hamk) e na Tampere University of Applied Sciences (Tamk). Na oportunidade, eles narraram experiências nas duas instituições e como aplicaram os ensinamentos, posteriormente, aqui no Brasil nas instituições de origem.

“Nós e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia já podemos nos considerar uma rede”, disse a diretora de educação global da Tamk, Carita Prokki.

A diretora da escola de formação profissional de professores da Hamk, Seija Mahlamäki-Kultanen, pretende publicar livro com as experiências das três edições do programa. “Vocês dizem que aprenderam a planejar, e nós também aprendemos com a criatividade e a educação emocional dos brasileiros”, disse.

O coordenador de educação e ciência da Embaixada da Finlândia no Brasil, Jarkko Wickström, avaliou que o VET, ao concluir a terceira edição, deixa de ser um projeto-piloto para se tornar um programa consolidado.

Integrante do Núcleo Estruturante da Política da Inovação (Nepi) da Setec, Paulo Henrique de Azevedo Leão destacou que mais de uma centena de profissionais da Rede Federal foi capacitada em três edições do Professores para o Futuro.

O seminário final do 3º VET termina nesta sexta-feira, 9. Os professores serão certificados na cerimônia de encerramento do 11º Congresso Norte–Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), também em Maceió.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec

X
Fim do conteúdo da página