Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro faz apelo por consenso pela educação durante sanção da Lei do Novo Ensino Médio
Início do conteúdo da página
Enem

Consulta popular sobre exame termina às 23h59 desta sexta

  • Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017, 14h59

Termina às 23h59 desta sexta-feira, 17, o prazo para participação na consulta popular aberta pelo Ministério da Educação sobre mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A consulta foi aberta no dia 18 do mês passado para aperfeiçoar o exame, em parceria com a sociedade brasileira.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao MEC responsável pela aplicação do Enem, a primeira das questões contidas na pesquisa apura se a aplicação do Enem deve manter o formato atual, em dois dias, ou ser realizada em apenas um dia, com uma prova de até 100 questões, além da redação. Seriam 5 horas e meia de duração.

No caso da opção pela permanência em dois dias, o MEC pergunta se a preferência é pelo formato atual (sábado e domingo) ou por duas novas possibilidades: no domingo e na segunda-feira ou em dois domingos. Essa opção atenderia, por exemplo, estudantes cujas religiões costumam guardar os sábados. A consulta também permite ao participante decidir ou não pelo uso do computador na hora de fazer o exame, provavelmente a partir de 2018.

As contribuições, no entanto, não estão restritas às alternativas indicadas pelo MEC. O formulário tem espaço específico para outras sugestões. A opinião do estudante, do gestor educacional, pais e professores e da sociedade é essencial para o desenvolvimento e reformas na educação brasileira.

As perguntas devem ser respondidas pela internet, na página da Consulta Pública.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Enem , consulta pública
X
Fim do conteúdo da página