Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Encontro aborda modelos de universidades tecnológicas

  • Segunda-feira, 24 de outubro de 2005, 17h28

O Seminário Nacional Cefet e Universidade Tecnológica, que começou nesta segunda-feira, 24, em Brasília, destacou o tema Universidade Tecnológica: Identidade e Modelos nos Âmbitos Organizacional, da Gestão e do Currículo. Participaram da mesa de debates os professores Maximilian H. Schaegger, da Universidade de Tecnologia de Compiegne, França; Rolf Herz, da Faculdade de Munique, Alemanha; e Bernard Lachance, da Associação Canadense de Escolas Superiores Comunitárias (ACCC), de Otawa, Canadá. O evento conta com o apoio do Ministério da Educação e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Maximilian explicou algumas características da sua universidade, como o intercâmbio que promove com os estudantes para estimular reflexões comuns sobre as suas formações profissionais. Ele também falou sobre o princípio fundamental das universidades tecnológicas, que devem priorizar um projeto coerente, com formações profissionais interdisciplinares e uma política bem definida de pesquisa. Maximilian destacou o grande número de professores na sua universidade egressos do mundo empresarial e lembrou da parceria entre a Universidade de Tecnologia e o Cefet-PR: “Nos apoiamos em uma rede de universidades com a mesma filosofia. Assim tem sido há 15 anos com o Cefet-Paraná”.

Mudança – Um dos principais temas abordados durante o seminário é a questão da transformação dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) em universidades tecnológicas, como estratégia para a expansão e melhoria do setor no país. Segundo o presidente do Conselho Nacional dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet), Sérgio Galdêncio, a transformação dos Cefets em universidades tecnológicas é um caminho natural: “Mesmo com alguns anos de estagnação – exceto os últimos três –, vimos essa rede crescer, graças à qualidade do nosso corpo docente e administrativo”.

O Seminário Nacional Cefet e Universidade Tecnológica, que termina no dia 25, terça-feira, ainda debaterá o tema A Universidade Tecnológica – Identidade, Modelos e Contribuição para a Melhoria da Educação Profissional e Tecnológica. E terminará com um debate a respeito das propostas relativas a políticas públicas em educação profissional e tecnológica no Brasil.

Repórter: Cristiano Bastos

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página