Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Escola de Fábrica vai qualificar alunos para trabalhar com carnaval e pesca no Rio

  • Terça-feira, 25 de outubro de 2005, 16h08

Para marcar o início das atividades no Rio de Janeiro, o Escola de Fábrica reuniu representantes das instituições gestoras e unidades formadoras do programa nesta terça-feira, 25, na quadra da escola de samba Beija-Flor, em Nilópolis. A aula inaugural foi ministrada pela diretora nacional Jane Bauer.

Segundo Jane, os cursos ministrados no Rio estarão profundamente identificados com os setores produtivos da região. Ela espera que os 20 cursos de iniciação profissional oferecidos para os 400 alunos selecionados no estado possam criar mais ofertas de trabalho para a indústria do carnaval e da pesca. “Tenho a expectativa de que, após os seis meses de aula, os alunos estarão qualificados e preparados para o mercado de trabalho.”

Para a estudante da rede estadual do município de Nilópolis, Cíntia Faria de Araújo, selecionada para o curso de iniciação profissional em serviços de costura, o programa servirá de base para a carreira de estilista. “Como quero mais tarde fazer a faculdade de moda, o curso vai me proporcionar uma primeira visão do meu futuro profissional.”

O representante das unidades formadoras no estado fluminense, Luiz Fernando Vieira, responsável pelos cursos de iniciação profissional no setor pesqueiro, disse que o programa irá ajudar a aumentar a oferta de trabalho na região. “Trabalho há 30 anos na área de pesca e até hoje nunca tinha visto uma proposta que viesse atender um setor responsável pela produção anual de 12 mil toneladas de peixe e geração de nove mil empregos diretos e indiretos por ano.”

Também participaram do evento a coordenadora do Escola de Fábrica na região Sudeste, Arlete Fante, e autoridades locais.

Repórter: Marco Aurélio Fraga

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página