Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

Brasil e Austrália debatem educação profissional e tecnológica

  • Segunda-feira, 31 de outubro de 2005, 08h27

Os ministérios da Educação do Brasil e da Austrália começam nos dias 3 e 4 de novembro a trocar informações sobre sistemas de educação profissional e tecnológica. Em encontro no Rio de Janeiro (RJ), vão tratar de estrutura, currículo, objetivos e promover oficinas para a permuta de experiências.

O Seminário Brasil-Austrália de Educação Profissional e Tecnológica, no Colégio Pedro II, será aberto na quinta-feira, 3 de novembro, às 9h30, pelo titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, e pelo embaixador da Austrália no Brasil, Peter Heyward. Nos dois dias de trabalho serão realizadas cinco sessões plenárias, que vão abordar a educação profissional e tecnológica do Brasil e da Austrália; os sistemas estaduais; a articulação entre a educação e o mundo do trabalho; a qualidade na educação; e intercâmbio e cooperação Brasil-Austrália.

Serão realizadas quatro oficinas, onde educadores e técnicos brasileiros e australianos vão trocar informações e experiências sobre articulações de ensino, ligações entre a educação e o mercado de trabalho; ensino e treinamento no sistema de competências para a indústria; mecanismos de qualidade para cursos e treinamento de professores; percepções da educação técnica como uma articulação para o ensino superior viável. Ao final do seminário, os ministérios vão discutir possibilidades de cooperação na área.

Seminário - As inscrições podem ser feitas na página eletrônica da Setec, onde também está o programa do evento. Este seminário tem origem no Memorando de Entendimento assinado em 25 de abril deste ano, em São Paulo, pelo então ministro da Educação, Tarso Genro, e pelo ministro da Educação, Ciência e Treinamento da Austrália, Brendan Nelson. O objetivo da iniciativa é promover o conhecimento mútuo dos sistemas de educação profissional e tecnológica para, posteriormente, definir possibilidades de cooperação. A realização do seminário foi definida em julho durante a visita de uma missão do Ministério da Educação australiano à Setec.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página