Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Seminário sobre Lei do Bem debate ampliação de parcerias
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Capes participa de fórum internacional, na China

  • Segunda-feira, 11 de setembro de 2017, 13h42

Desta segunda-feira, 11, até a quarta, 13, representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) participam do Fórum do IODP, em Xangai, na China. O encontro, a cada ano, acontece em um país diferente. Em 2016, foi realizado no Brasil, em Búzios (RJ).

O evento reúne os representantes de países, consórcios ou entidades que fornecem fundos para as operações do Programa Internacional de Descoberta Oceânica (Internacional Ocean Discovery Program/IODP). A Capes fará duas exposições sobre como o programa é promovido no Brasil, com o objetivo de trocar experiências e potencializar ações.  

IODP – O International Ocean Discovery Program é um programa internacional de pesquisas marinhas que investiga a história e a estrutura da Terra a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, além de monitorar ambientes de subsuperfície.

Parte significativa da comunidade científica internacional atuante em ciências do mar de águas profundas está envolvida no programa. Desde 2013, o Brasil, por meio de financiamento viabilizado pela Capes, é membro do consórcio JOIDES Resolution e colabora com o IODP. Para executar as atividades previstas no programa, a Capes conta com o apoio de um comitê científico e um comitê executivo.

Expedições do IODP usam avançada tecnologia de perfuração oceânica, de modo a permitir disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais, particularmente para os países membros do programa. O sistema de perfuração é apoiado por um parque analítico a bordo do navio de pesquisa JOIDES Resolution, composto por equipamentos de última geração voltados a pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. Além da infraestrutura a bordo, o IODP conta com apoio de numerosas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos nos diferentes países que atualmente compõem o programa.

Mais informações sobre a participação da Capes podem ser conferidas aqui.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Brasil , pesquisa , oceano
X
Fim do conteúdo da página