Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Reportagem

Prêmio Inep de Jornalismo abre inscrições na sexta, 13

  • Terça-feira, 10 de outubro de 2017, 12h50

A partir desta sexta, 13, estarão abertas as inscrições para o Prêmio Inep de Jornalismo – Avaliações e Estatísticas Educacionais. A informação foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça, 10, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Interessados podem se inscrever até 13 de novembro.

Com premiações que totalizam R$ 135 mil, o Prêmio Inep é patrocinado pela Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O objetivo é estimular, divulgar, apoiar, incentivar e prestigiar trabalhos jornalísticos sobre educação, em especial aqueles que abordem os temas das avaliações e estatísticas educacionais, áreas de atuação do Inep. A finalidade do prêmio é contribuir para a melhor compreensão, pela sociedade e pelo poder público, sobre a importância desses trabalhos para o monitoramento e desenvolvimento de políticas públicas assertivas na área de educação.

Critérios – O prêmio é dividido em três categorias: Avaliações da Educação Básica, Avaliações da Educação Superior e Estatísticas Educacionais. Podem concorrer trabalhos veiculados pela imprensa brasileira no período de 13 de janeiro de 2017 a 13 de novembro de 2017, nos meios jornal, revista, rádio, televisão, portal, site e blog.

Só poderão participar os jornalistas com registro profissional válido. Cada autor pode inscrever até três trabalhos por categoria. O júri é formado por dois especialistas em avaliações da educação básica, dois especialistas em avaliações da educação superior, dois especialistas em estatísticas educacionais e um especialista em jornalismo educacional, representando a Associação de Jornalistas de Educação ­ (Jeduca).

Categorias – A categoria Avaliações da Educação Básica é destinada a reportagens sobre as avaliações que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), como a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) ou Prova Brasil, e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) ; o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Também podem ser inscritas as reportagens sobre o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Já os candidatos inscritos na categoria Avaliações da Educação Superior devem ser autores de reportagens sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) e o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). Também poderão concorrer trabalhos sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Para a categoria Estatísticas Educacionais,  serão avaliadas reportagens sobre o Censo da Educação Superior e o Censo Escolar, além de matérias sobre as iniciativas de educação comparada, como a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Pesquisa Talis) e o relatório Education at a Glance (EaG).

Mais informações sobre o Prêmio Inep podem ser vistas no edital.

Assessoria de Comunicação Social

 

Assunto(s): avaliação , prêmio , reportagem
X
Fim do conteúdo da página