Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Macarronada paraense é uma das receitas vencedoras de concurso
Início do conteúdo da página
Alimentação Escolar

Macarronada paraense é uma das receitas vencedoras de concurso

  • Terça-feira, 14 de novembro de 2017, 10h41

Maria Cláudia Ferreira dos Santos (e), na preparação do prato durante a etapa final do concurso Melhores Receitas (Foto: Mariana Leal/MEC)
A merendeira Maria Cláudia Ferreira dos Santos é uma das vencedoras do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar deste ano. Representante da região Norte, Maria Cláudia participou da competição com a macarronada paraense.

“Fiquei muito feliz em ganhar o prêmio, principalmente, pelo reconhecimento dessa profissão que eu amo. Costumo dizer que a merendeira nunca pode faltar, e é assim que lido com meu trabalho, de forma séria e respeitosa”, avalia. Maria Cláudia trabalha na Escola Municipal José Alves Cunha, localizada no bairro Tapanã, em Belém, e destaca que, por ser uma escola de periferia, todos ficaram lisonjeados com a premiação. “Meu segredo para vencer foram dois ingredientes: amor e carinho”, afirma.

A competição, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, teve o objetivo de valorizar o papel dos profissionais da merenda na promoção de uma alimentação saudável e adequada nas escolas públicas brasileiras. A premiação das cinco ganhadoras – uma de cada região do país –ocorreu no dia 26 de outubro. As receitas vencedoras têm sido divulgadas na íntegra no portal do MEC.

Confira a receita da macarronada paraense:

Tempo de preparo – 2 horas
Número de porções – 10

Ingredientes:

500g de peito de frango
25ml de tucupi
15g de alfavaca
75g de jambu
500g de macarrão espaguete
45g de coentro em folha
45g de cebola
45g de chicória
75g de alho
30g de pimentão verde
15g de sal
15g de manjericão fresco
30g de urucum
45g de tomate vermelho
300g de limão tahiti
30g de berinjela
6 unidades de ovo de galinha
15g de beterraba
30g de cenoura
30g de óleo de soja

Modo de Preparo:

Lave o filé de peito de frango com limão e tempere com sal, limão, alho, cebola, urucum, manjericão, pimentão, tomate, chicória, alfavaca e coentro. Leve o frango ao fogo na panela de pressão para refogar e cozinhe por quarenta minutos. Desfie o frango na própria panela, acrescente o jambu cortado bem fino e leve novamente ao fogo por mais cinco minutos.

Coloque o tucupi já temperado para ferver em outra panela. Refogue os temperos, quebre o macarrão, mexa e adicione ao tucupi. Deixe o macarrão ao dente, para que fique cremoso. Acrescente o frango ao macarrão e misture. Decore com folhas de alface, ovo cozido em rodelas, lascas de berinjela, tomate, cenoura e beterraba.

Assessoria de Comunicação Social 

X
Fim do conteúdo da página