Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
TV Escola

Carnaval é tema de destaque em Salto para o Futuro

  • Terça-feira, 06 de fevereiro de 2018, 12h59

Na semana em que o carnaval se aproxima, Salto para o Futuro, da TV Escola, traz o tema como foco. Nesta quarta, 7, às 20h, o programa comandado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro vai debater as culturas presentes nas festas carnavalescas espalhadas pelo país.

Os convidados são Rita Fernandes, pesquisadora e presidente da Sebastiana, associação que reúne blocos da cidade do Rio de Janeiro; e João Gustavo Melo, pesquisador de carnaval no programa de pós-graduação em artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Eles vão falar sobre a história do carnaval, festa que teve seus primeiros registros no século 16, quando a igreja instituiu a quaresma, período durante o qual a população deveria se privar de comemorações, brincadeiras ou abusos gastronômicos e etílicos. Foi nesse momento que o povo decidiu festejar o máximo possível.

No Brasil, o carnaval teve início com os entrudos portugueses, comemorações que incluíam arremesso de farinha e de muita água, mas ganharam outros contornos com a chegada dos costumes franceses, dando origem a corsos, bailes, ranchos e cordões. A mistura com as tradições africanas, como as congadas, os maracatus e os cucumbis, foi fundamental para a criação dos blocos e das escolas de samba, entre outras expressões populares.

O programa debate as múltiplas expressões carnavalescas existentes no Brasil – como frevo, axé, maracatu e samba – e a crescente desvalorização dessas manifestações. O que estaria por trás da desqualificação dessa diversidade de culturas?

Salto para o Futuro é exibido todas as quartas, às 20h, na TV Escola.  A atração também pode ser vista em tempo real, no endereço tvesco.la/agoranatv ou nos aplicativos da TV Escola.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página