Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro conhece primeira versão de currículo a partir do diálogo com a Base Comum Curricular
Início do conteúdo da página
Educação superior

Inscrições para o Fies serão encerradas nesta sexta-feira, 2

  • Sexta-feira, 02 de março de 2018, 09h12

O prazo de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será encerrado às 23h59 desta sexta-feira, 2 de março. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação a fim de garantir que todos os candidatos e instituições possam concorrer. “Cerca de 400.000 inscrições ainda se encontravam na fase de preenchimento no Sistema de Seleção do Fies”, explicou o diretor de políticas e programas de educação superior do MEC, Vicente Almeida.

Para esta edição, serão ofertadas 155 mil vagas, das 310 mil previstas para serem abertas pelo Fies em 2018. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Até as 9h, o sistema registrou 437.772 inscrições concluídas. Candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet, na página do Fies Seleção.

Para concorrer a uma das vagas é necessário que o estudante tenha realizado uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota maior que zero na redação.

O Novo Fies modernizou o modelo de financiamento estudantil, dividindo o programa em diferentes categorias, o que oferece mais condições a quem mais precisa e flexibilidade para os demais candidatos, a partir da renda familiar declarada. Além da modalidade caracterizada pela aplicação de juros zero ao estudante, o programa passa a contar outras duas, denominadas P-Fies. Elas se destinam àqueles cuja renda familiar é de até cinco salários mínimos. Para atendê-las, o Novo Fies terá recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

A publicação do resultado está prevista para 5 de março, em chamada única. No caso dos estudantes inscritos pelo P-Fies, a relação de selecionados sairá em 12 de março. Com exceção do P-Fies, os candidatos não convocados poderão manifestar interesse pela lista de espera entre 6 e 30 de março.

Podem ser financiados cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies. Também estão aptos a fazer parte do programa os cursos que ainda não foram avaliados pelo Sinaes, mas que estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC.

Acesse a página do Fies Seleção

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página