Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Base Nacional Comum Curricular entra na reta final com aperfeiçoamento da terceira versão
Início do conteúdo da página
Educação básica

Segunda etapa da coleta de dados do Censo termina em 16 de março

  • Quarta-feira, 14 de março de 2018, 17h12

A coleta dos dados do Módulo Situação do Aluno, que corresponde à segunda etapa do Censo Escolar, termina nesta sexta-feira, 16 de março. O módulo reúne informações sobre movimento e rendimento dos alunos, utilizados para o cálculo das taxas de aprovação e abandono escolar, fundamentais para a implementação das políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os resultados preliminares dessa etapa em 2 de abril, por meio dos relatórios gestores, no Sistema Educacenso. Entre 2 e 16 de abril as escolas podem retificar os dados, se necessário. As alterações e correções são feitas diretamente no módulo Situação do Aluno do Sistema Educacenso. A publicação final dos resultados está prevista para 14 de maio.

Os dados de movimento e rendimento são especialmente importantes este ano, quando será divulgado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb). Criado pelo Inep em 2007, o Ideb sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: a média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, e a aprovação escolar. Enquanto as médias de desempenho são obtidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio da Prova Brasil, os dados sobre aprovação são calculados a partir das informações de rendimento declaradas no Censo Escolar, no módulo Situação do Aluno. 

Censo – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página