Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Começa seleção de revisores e colaboradores do banco de itens
Início do conteúdo da página
Enem 2018

Isenção de taxa é estendida a aprovados no Encceja 2017

  • Terça-feira, 10 de abril de 2018, 10h34

Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos fora do país (Encceja) 2017 estão entre os estudantes com direito à gratuidade na edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido de isenção, que teve o prazo prorrogado, deve ser feito até o próximo domingo, 15 de abril, na Página do Enem 2018, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Para garantir o direito à isenção na taxa de inscrição, é necessário que o estudante tenha sido aprovado na modalidade do ensino médio e obtido proficiência habilitadora de certificação na área de conhecimento em que se inscreveu no exame.

Esta é a primeira vez que os aprovados no Encceja têm direito à gratuidade na taxa de inscrição. Além deles, o direito à isenção no Enem 2018 contempla três outras categorias de candidatos:

Concluintes do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; Estudantes com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013) que tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral na rede privada;Quem declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, e estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Confira a Página do Enem 2018. O Inep preparou um tutorial explicando o passo a passo para a solicitação da isenção da taxa. Clique aqui para acessar esse material.

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): Enem , Encceja , gratuidade
X
Fim do conteúdo da página