Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro apresenta principais ações da pasta à equipe técnica de transição do governo eleito
Início do conteúdo da página
Por Dentro do Governo

Ministro faz balanço das ações da pasta e anuncia próximos passos de sua gestão

  • Terça-feira, 15 de maio de 2018, 19h34

O ministro da Educação, Rossieli Soares, foi o entrevistado desta terça-feira, 15, no programa Por Dentro do Governo, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), exibido no canal NBR. Rossieli fez um balanço das ações do governo federal na área, e falou dos próximos passos que serão tomados para melhorar a educação no país. De acordo com o ministro, a alfabetização de crianças na idade certa e a reforma do ensino médio para não deixar que os jovens abandonem as escolas continuam sendo prioridades da sua gestão.

Rossieli também destacou, durante a entrevista, que apesar do Ministério da Educação ter ampliado a quantidade e o tipo de livros oferecidos para professores e alunos, a pasta economizou R$ 1,2 bilhão com a compra de exemplares que serão utilizados em sala de aula. “O PNLD é um dos programas mais importantes do Ministério”, disse. “Entre as inovações para este ano está a inclusão de livros de literatura para todos os alunos, de educação infantil para professores e de projetos integrados, que vão permitir que alunos trabalhem com projetos que envolvam diferentes disciplinas.”

Rossieli citou a alfabetização na idade certa e a reforma do ensino médio como prioridades de sua gestão (Foto: Mariana Leal/MEC)

O ministro também ressaltou que, pela primeira vez nos últimos sete anos, os programas de Merenda Escolar e Transporte Escolar tiveram um reajuste de 20% cada, o que vai beneficiar mais de 40 milhões de brasileiros. Rossieli ainda abordou a questão dos hospitais universitários, que atendem milhões de brasileiros nas 40 unidades espalhadas pelo Brasil. “É a maior rede de atendimento do país. São realizadas cirurgias e consultas reconhecidas pela qualidade dos serviços prestados”.

Outro ponto que mereceu destaque na entrevista foram as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que entraram em vigor no início deste ano, e que preveem, entre outras novidades, juro zero para estudantes mais carentes e o fim do prazo de carência de 18 meses após a conclusão do curso. “Organizamos o programa para que ele tenha sustentabilidade para os próximos anos e para continuar atendendo os alunos”, explicou.

O programa Por Dentro do Governo é uma parceria da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Acesse a íntegra da entrevista no canal da NBR no Youtube

Acesse a íntegra da entrevista na Rede Nacional de Rádio

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página