Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Encceja 2018

Equipe que atuará na aplicação do exame inicia capacitação

  • Sexta-feira, 08 de junho de 2018, 17h44

Começa neste sábado, 9 de junho, a preparação da equipe que atuará na edição nacional do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. Inicialmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) capacitará os 60 coordenadores estaduais que atuarão em todas as unidades da federação. O treinamento será realizado no Rio de Janeiro. Além dos coordenadores estaduais, a capacitação reunirá as equipes do Inep e do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV), e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Com oito horas de duração, a programação da capacitação inclui uma contextualização do Encceja, a exibição de um vídeo de sensibilização e a apresentação dos procedimentos de aplicação. Todo o conteúdo é apresentado em vídeo, mas os participantes contam também com um caderno de atividades. A próxima etapa de capacitação, direcionada aos coordenadores municipais, será em 23 e 30 de junho.

O Encceja Nacional será aplicado em 5 de agosto, com recorde de inscritos: 1.695.607 pessoas. O exame é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Os participantes precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização das provas, para tentar a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do ensino médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página