Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ministro da Educação apresenta ações do MEC em fórum nacional sobre educação
Início do conteúdo da página

MEC promove evento de posse da Cadara

Foto: Wanderley PessoaA Coordenação-Geral de Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) realiza, desta segunda-feira, 26, até quarta-feira, 28, o 1º Encontro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (Cadara). O encontro, que será realizado no San Marco Hotel, Setor Hoteleiro Sul (SHS), quadra 5, bloco C, Brasília, vai dar posse aos membros da comissão e iniciar os trabalhos de assessoramento ao MEC na elaboração, acompanhamento, análise e avaliação de políticas públicas educacionais voltadas para o cumprimento da Lei nº 10.639/2003, que visa à valorização e à promoção da diversidade e da igualdade étnico-racial no âmbito do Ministério da Educação.

Programação – Nesta segunda-feira, 26, a partir das 13 horas, o evento será aberto com a exposição de esculturas Formas e Diversidade, dos artistas plásticos Zuilton Ferreira, Rômulo de Sá (Sazito) e Irineu Ribeiro. Em seguida, o titular da Secad, Ricardo Henriques, fará uma apresentação sobre as ações da secretaria para a promoção da igualdade étnico-racial. Os coordenadores de Políticas Estratégicas da Educação Superior, Marilson Santana, e da Articulação Institucional da Secad, Rosiléa Wille, participarão do painel Gestão Educacional e Diversidade Étnico-racial. Ambos farão exposição sobre o Uniafro, programa que visa apoiar e incentivar o fortalecimento e a institucionalização das atividades dos núcleos de estudos afro-brasileiros (Neabs). No mesmo dia, a diretora de programas especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Maria José Rocha Lima, e a coordenadora do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Célia Gedeon, falarão, respectivamente, sobre a implementação da Lei nº 10.639 nos centros federais de educação tecnológica (Cefets) e a inclusão no Censo Escolar do quesito cor.

A cerimônia de posse da Cadara será a partir das 18h30 seguida do lançamento dos livros Dimensões da Inclusão no Ensino Médio e Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais. O lançamento dos livros segue a política de oferta de materiais didático-pedagógicos para formação de professores da rede pública de ensino.

Na terça–feira, 27, a partir das 9 horas, o encontro será aberto pelo coordenador-geral de Articulação e Fortalecimento Institucional da Secretaria de Educação Básica (SEB), Clodoaldo Souza, que fará uma explanação sobre os diversos seminários regionais de diversidade realizados pelo país. A partir das 16 horas, alguns membros da Cadara apresentarão pesquisas sobre as dimensões da inclusão no ensino médio. Às 19 horas, a cantora brasiliense Cris Pereira homenageia os participantes com uma interpretação de sambas consagrados.

No dia 28, a coordenadora-geral de Diversidade e Inclusão Educacional, Eliane Cavalleiro, e o secretário Ricardo Henriques apresentam o planejamento dos trabalhos da Cadara para 2006/2007.

Cadara – A Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros foi instituída em 28 de dezembro de 2005 pelo ministro da Educação Fernando Haddad. A Comissão é composta por 34 membros, representantes da Secad, de outros órgãos da administração federal, estadual ou municipal, bem como por representantes dos movimentos sociais organizados e da sociedade civil. O mandato dos membros é de dois anos.

Repórter: Ivonne Ferreira

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página