Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
TV Escola

Mulher na matemática é um dos destaques do Rede Escola

  • Quinta-feira, 09 de agosto de 2018, 12h03

No programa Rede Escola desta sexta, 10, o destaque é a presença da mulher no ensino e aprendizado da matemática. A repórter Clarissa Vargas foi até o encontro (WM)2, que, promovido pelo Comitê para Mulheres em Matemática, serviu como pré-abertura do 28° Congresso Internacional de Matemática, no Rio de Janeiro. O evento teve como objetivo reunir profissionais de todo o mundo para refletir e discutir questões de gênero na disciplina, seus desafios, iniciativas e perspectivas para o futuro.

Matemática também é a pauta de um bate-papo com alguns vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As mais de 500 medalhas de ouro foram entregues pelos ganhadores do Prêmio Fields, a mais importante distinção da matemática no mundo, durante o Congresso Mundial de Matemática, que contou com a participação do ministro da Educação, Rossieli Soares. O programa mostra os bastidores da entrega dos prêmios.

Outro destaque desta edição do Rede Escola é uma curiosa Copa do Mundo de conhecimentos sobre a indústria do petróleo, setor no qual o Brasil registra bom desempenho. Trata-se da a Copa Petrobowl, que será realizada nos Estados Unidos, criada para testar os conhecimentos de alunos de engenharia sobre o segmento petróleo e gás. O Brasil será representado por uma equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que, após vencer a etapa latino-americana, vai em busca do bicampeonato. Formada por cinco estudantes, a turma dos vencedores é entrevistada.

Projetos – Diretamente de Brasília, o programa apresenta um projeto do Senado Federal criado para tentar reverter o desinteresse dos jovens pela política – o Jovens Senadores. Nesse projeto, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia de trabalho dos senadores e aprendem até a elaborar leis. É uma forma de estimular a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania, bem como contribuir para o processo de formação do cidadão.

Ainda nesta edição de Rede Escola, os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o envelhecimento da população e o seu impacto na educação são o tema abordado pelo jornalista Antônio Gois, apresentador da coluna Caminhos da educação

Por fim, o programa traz uma matéria sobre Cabaninha da Leitura, projeto desenvolvido no Rio de Janeiro por uma professora do ensino fundamental. Inspirada na célebre frase “ler é brincar”, do escritor Rubem Alves, ela implantou esse projeto e tem obtido excelentes resultados, registrado no aumento dos alunos, com a criatividade estimulada, passaram a gostar de ficar mais tempo na escola e apresentaram maior rendimento em sala de aula.

Rede Escola é exibido todas as sextas-feiras, às 19h, na TV Escola, emissora vinculada ao MEC, com reapresentações aos sábados às 16h, domingos às 12h e segundas às 12h30. Todos os programas estão disponíveis no portal da TV Escola e no canal da emissora no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social

 

X
Fim do conteúdo da página